Abertas as inscrições para programa de bolsas de iniciação científica da Rede de Museus

Iniciativa apoiará projetos de pesquisa em interface com a extensão; submissões vão até 19 de janeiro

Um dos espaços da Rede é o Museu de Ciências Morfológicas, que fica no Instituto de Ciências Biológicas, no Campus Pampulha da UFMG | Divulgação MCM

Estão abertas, até 19 de janeiro de 2022, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Interface com a Extensão da UFMG. O objetivo é selecionar orientadores e projetos de pesquisa que têm como foco os museus e espaços de ciência e cultura que fazem parte da Rede de Museus da UFMG.

O programa é uma parceria das pró-reitorias de Pesquisa (PRPq) e de Extensão (Proex). Ele foi criado para propiciar a estudantes da graduação a oportunidade de integrar as atividades da Rede de Museus por meio da concessão de bolsas de iniciação científica PRPq/Proex com vigência de 12 meses, que serão contados a partir de 1º de março de 2022.

Podem submeter propostas os servidores docentes da Universidade com vínculo formal, ativos e em efetivo exercício. Apenas espaços vinculados à Rede de Museus podem ser contemplados.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de preenchimento de formulário disponível no Sistema de Fomento da PRPq.

As propostas devem estar obrigatoriamente vinculadas a programas ou projetos de extensão registrados no Sistema de Informação da Extensão (Siex), com status ativo, e abordar as seguintes áreas temáticas:

• Salvaguarda de patrimônio científico e cultural (documentação museológica, conservação, restauração e preservação de acervos científicos e culturais e formação do acervo);
  • Pesquisa temática (acervo, reserva técnica, exposição, arquivo, biblioteca, história);
  • Pesquisa de público;
  • Produção de diagnósticos e indicadores museológicos;
  • Acessibilidade e inclusão;
  • Gestão museológica (elaboração de plano museológico, política de acervo, planejamento e execução de exposições);
  • Divulgação científica e comunicação museológica.

Os projetos serão analisados e julgados pelas Câmaras de Extensão e de Pesquisa.

A lista dos aprovados será divulgada a partir de 28 de janeiro. O resultado final, após o período para recursos, está previsto a partir de 11 de fevereiro. A indicação dos bolsistas das atividades começará no dia 14 fevereiro.

Para outras informações e orientações, consulte o Edital PRPq 10/2021.