Abertas inscrições para curso Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Capacitação on-line e gratuita é destinada a sobreviventes e familiares das vítimas do desastre de Brumadinho e população da Bacia do Rio Paraopeba

 

A Faculdade de Letras da UFMG e a Associação dos familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum) recebem inscrições, via formulário eletrônico, para as próximas turmas do curso de capacitação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).

O curso gratuito é oferecido na modalidade a distância em parceria com o Centro de Apoio a Educação a Distância (Caed/UFMG). O público-alvo são os sobreviventes e familiares das vítimas do desastre, além de pessoas residentes em Brumadinho e em municípios que fazem parte da Bacia do Rio Paraopeba.

As 1200 vagas disponibilizadas serão preenchidas mediante sorteio. Os candidatos que realizarem inscrições até o dia 15 de abril poderão integrar a próxima turma, que inicia no dia 2 de maio.

Serão trabalhados temas que visam ao desenvolvimento de competências digitais importantes para o mundo do trabalho. O conteúdo inclui noções básicas de tecnologias digitais, leitura crítica de textos digitais, gestão de tempo e recursos, produção de textos orais e recursos audiovisuais e produção textual para textos de marketing.

Todos os participantes receberão, ao final, certificado de 60 horas.

Desenvolvimento local

O curso é oferecido no âmbito do projeto de extensão Ensino e Aprendizagem de Tecnologias Digitais e Línguas adicionais: uma parceria UFMG e Avabrum.

O objetivo do projeto é oferecer capacitações nas áreas de tecnologias digitais de informação e comunicação e idiomas, voltadas exclusivamente à população dos municípios atingidos, direta e indiretamente, pelos impactos do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em janeiro de 2019, em Brumadinho, visando à inclusão social e à geração de trabalho, renda e emprego nas localidades.

A iniciativa foi viabilizada por meio de recursos financeiros provenientes de multa aplicada à mineradora Vale S/A, no âmbito de Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Outras informações estão no Edital 80/2021, disponível na página da Faculdade de Letras da UFMG, e no Instagram do projeto.