O projeto De Minas para o Mundo: orgulho de viver no Parque Estadual do Rio Doce distribuiu o álbum de figurinhas Tem Bicho no Parque? nas escolas de educação básica do entorno do Parque Estadual do Rio Doce (PERD).
A entrega, ocorrida no dia 23 de março, contemplou as escolas Municipal Marciano Felisberto Pinto e Estadual Liberato de Castro, dos municípios de Santa Rita e Marliéria, que ficam nas proximidades da Unidade de Conservação (UC). O material educativo é voltado para o público infantojuvenil e foi confeccionado com fotos de 10 espécies da fauna nativa da região.
O projeto é uma iniciativa do Colégio Técnico (Coltec/UFMG) em parceria com funcionários do parque, Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFMG) e pesquisadores dos projetos Tatu-Canastra, Primatas Perdidos, Pró-Carnívoros e do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG).
Conscientização ambiental
O objetivo é que a distribuição do álbum possa ser um ponto de partida para promover novas interlocuções entre os conhecimentos científicos produzidos no PERD e a comunidade local.
A iniciativa visa também estimular um engajamento maior das populações do entorno com a conservação da Mata Atlântica, produzindo o sentimento de pertencimento das comunidades em relação ao Parque e a democratização do conhecimento científico sobre a biodiversidade da unidade.
Para a técnica do Instituto Estadual de Floresta (IEF) Jailma Soares, o álbum materializa uma demanda das escolas da região em ações de educação ambiental pedagógicas adequadas ao público. “Foi nítido o sentimento de curiosidade e entusiasmo dos alunos, que ficaram encantados ao participaram das atividades”, disse.
Espécies
Os animais selecionados para estampar as figurinhas são: macaco prego, onça-pintada, tatu-canastra e jacaré-de-papo-amarelo.
Além disso foram incluídos um peixe invasor, piranha-vermelha; um anfíbio, perereca-de-capacete; e duas espécies ameaçadas de extinção, a ave jacutinga e um mamífero muriqui-do-norte, todos eles retratam espécies de animais encontrados no Parque e com grande potencial de chamar atenção das crianças.
As ilustrações são de autoria do designer Bruno Assis Fonseca e apresentam os animais em seus habitats naturais. Os textos – validados por cientistas que atuam no parque – contaram com revisão de professores do ensino básico e superior que se dedicam à divulgação científica e à educação em ciências.
O projeto De Minas para o Mundo: orgulho de viver no Parque Estadual do Rio Doce é coordenado pelo professor Daniel Maroneze e pela técnica em assuntos educacionais Vanessa Cappelle.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Estadual de Florestas (IEF)