Atividades da Escola de Inverno tiveram mais de 17 mil visualizações

Curso de extensão promovido pela AUGM e UFMG é marco no fortalecimento da cultura dos direitos humanos na América Latina

A aula de encerramento foi ministrada pela professora Claudia Mayorga, da UFMG, com a mediação de Ricardo Barbosa de Lima, docente da UFG | Reprodução YouTube

Com encontros semanais desde junho deste ano, a Escola de Inverno – Educação em Direitos Humanos, promovida pela Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) e a UFMG, terminou na quarta-feira, dia 1° setembro.

No formato virtual, e com 10 dias de atividades, o curso alcançou cerca de 10 mil espectadores únicos, público que gerou mais de 17 mil visualizações no canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube. Por causa da Escola, o canal da Proex na plataforma de vídeos também ganhou mil novos inscritos.

A Escola de Inverno ainda teve repercussão positiva nas redes sociais e intensa interação dos participantes nos chats das transmissões, por meio dos quais os cursistas enviaram comentários e esclareceram dúvidas com os docentes a respeito de questões tratadas nas aulas. Foram participantes de diversas regiões do Brasil e de países da América Latina, em especial da Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Colômbia.

Articulando teoria e prática, professores de 12 universidades públicas vinculadas à AUGM promoveram reflexões sobre aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais que caracterizam os direitos humanos na América Latina. As universidades do Chile, Mayor de San Andrés (Bolívia) e Nacional do Litoral (Argentina) foram algumas das instituições representadas. No Brasil, além da UFMG, o evento reuniu professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Unicamp.

Eles refletiram sobre temas como direitos humanos e população LGBTQI+, imigração, refúgio e educação para a igualdade racial e de gênero, violência institucional e pandemia.

Os materiais utilizados pelos docentes foram compartilhados com os inscritos por meio de grupos de Whatsapp.

Os certificados (30 horas-aula) serão disponibilizados aos participantes que cumpriram 75% das atividades.

Solução em rede

A aula de encerramento da Escola de Inverno, com tema Direitos Humanos: construção coletiva e em rede, foi ministrada pela professora Claudia Mayorga, da UFMG, e mediada pelo professor Ricardo Barbosa de Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Claudia fez um resgate das reflexões realizadas ao longo de toda a formação. “Tivemos a participação de docentes de diversas áreas e origens, que contribuíram com reflexões relevantes sobre os direitos humanos em seus países, ora abordando características comuns, ora características distintas. No entanto, vimos um traço em comum entre esses países, que é o histórico de desigualdades e violações de direitos”, afirmou a professora.

Para Mayorga, que atualmente coordena a Cátedra de Direitos Humanos da AUGM, o curso deu “importante contribuição para a cultura dos direitos humanos na região, cujo fortalecimento exige articulações de vários setores da sociedade, enfrentamento ao individualismo, rompimento de divisões e construção de soluções com perspectivas interdisciplinares”.

Primeira edição

Realizado pela segunda vez como curso de extensão da UFMG, em fevereiro de 2020 foi realizada a primeira edição na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. A atividade havia inaugurada as ações da cátedra da AUGM para fomentar a discussão sobre a dignidade humana no Brasil e na América Latina.

Por conta da pandemia de covid-19, os encontros em 2021 ocorreram de maneira virtual. Os interessados poderão assistir às aulas, que estão disponíveis no YouTube.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br