AUGM e UFMG realizam, a partir de segunda-feira, Escola de Verão sobre Direitos Humanos

Mais de 600 alunos vão participar, no campus Pampulha, da terceira edição do curso de extensão

Participantes da Escola de Verão na primeira edição da atividade em 2020 na UFMG | Foto: Comunicação Proex

Participantes da Escola de Verão na primeira edição da atividade, em 2020, na UFMG | Foto: Comunicação Proex

De segunda a sexta-feira, de 13 a 17 de fevereiro, a UFMG vai sediar a terceira edição da Escola de Verão ­- Educação em Direitos Humanos.

O curso de extensão, promovido pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e a Pró-reitoria de Extensão da UFMG, vai ocorrer no CAD2 (Auditório A2), das 8h30 às 17h.

Ao longo da semana, docentes de universidades públicas vinculadas à Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM vão abordar temas relevantes afetos ao campo dos direitos humanos, como igualdade de gênero e raça, democracia, pessoas com deficiência e em privação de liberdade, segurança pública, entre outros.

A escola será aberta na segunda, dia 13, às 8h30, pela presidente da AUGM e reitora da UFMG, Sandra Goulart de Almeida, a coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da entidade e pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, e a diretora-adjunta de Relações Internacionais da UFMG, Bárbara Malveira Orfanò. Em seguida, a militante anticárcere, Dona Teresa dos Santos, fará a aula inaugural.

De acordo com a Universidade de Direitos Humanos (UDH/Proex), são esperados mais de 600 alunos, que se inscreveram previamente para participar da atividade (inscrições encerraram no dia 6 de fevereiro).

Entre os participantes, estão estudantes de várias instituições de ensino, servidores públicos, gestores, militantes, ativistas sociais e representantes de movimentos sociais e de políticas públicas.

O curso é totalmente presencial. Serão emitidos cerificados aos alunos que tiverem participação em 75% nas atividades.

Segunda-feira, 13/02
9h às 12h – Aula de Abertura*: Direitos humanos para quem?
Dona Teresa dos Santos – Militante Antiprisional
14h às 17h -Tema 1*: Educação para os direitos humanos e fortalecimento democrático
Prof. Renato Duro Dias (FURG)

Terça-feira, 14/02
9h às 17h – Tema 2*: Educação para a Igualdade de gênero e raça
Profa. Paula Gonzaga e Profa. Lisandra Moreira (UFMG)

Quarta-feira, 15/02
9h às 12h – Tema 3**: Direitos humanos e pessoas com deficiência
Profa. Maria Laura Tejon e Profa. Julieta Villa (Universidad de Mar del Plata)
14h às 17h – Tema 4*: Educação em DH – Desafios da formação das forças de segurança
Prof. Ricardo Barbosa (UFG)

Quinta-feira, 16/02
9h às 12h – Tema 5**: A Experiência estética a serviço dos direitos humanos
Profa. Isabel Molinas (Universidad Nacional del Litoral)
14h às 17h -Tema 6*: Direitos Humanos e Políticas públicas
Profa. Maria Fernanda Repolês (UFMG)

Sexta-feira, 17/02
9h às 12h – Tema 7*: Comunicação para os direitos humanos
Prof. Juarez Guimarães (UFMG)
14h às 17h – Exposição Mundos Indígenas
Local: Espaço do Conhecimento UFMG

*Aula em português
** Aula em Espanhol

Assista a vídeo da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos.