Aula inaugural de Formações transversais debate os 10 anos das cotas étnico-raciais

A reserva de vagas nas instituições federais de ensino foi regulamentada pela Lei nº 12.711, que vai completar uma década em 2022.

Conhecida como ‘Lei de Cotas’, a legislação determinou a reserva de vagas nas universidades federais e instituições federais de ensino técnico de nível médio a grupos com comprovado histórico de discriminação e exclusão, como pessoas negras (pretas ou pardas) e indígenas que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas.

Apesar dos avanços verificados nesses anos como ação afirmativa, a lei ainda se depara com a desigualdade no acesso desses grupos à educação superior.

Desafios como esse serão debatidos na Aula Inaugural das Formações Transversais em Direitos Humanos e em Divulgação Científica (2022/1), que será realizada na terça-feira, dia 3 de maio de 2022, às 17h, no auditório da Reitoria (Campus Pampulha da UFMG).

Com o tema, 10 anos da lei 12.711: desafios e estratégias para a defesa das ações afirmativas, o evento terá como convidadas a professora da Faculdade de Educação (FaE/UFMG), Ana Maria Rabelo Gomes, a professora voluntária do Programa Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre/UFMG), Yone Maria Gonzaga, que é também consultora em relações étnico-raciais e de gênero, e a psicóloga da Prefeitura de Belo Horizonte e mestre em Psicologia pela UFMG, Karina Pereira dos Santos.

O evento, aberto à participação do público, dispensa inscrição prévia.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br.

Cartaz de divulgação do evento.