Bem-vind@ ao novo site institucional da Proex

Página oferece conteúdo completo, diversificado e acessível sobre a extensão da UFMG

Disponibilizamos ao público, a partir de novembro de 2021, esta nova página com muito mais conteúdo dinâmico e de qualidade sobre as atividades de extensão universitária da Universidade.

A partir de então, as informações de interesse acadêmico e social da extensão são disponibilizadas e atualizadas aqui. O antigo site da Proex, no endereço www2.ufmg.br/proex, está sendo gradualmente retirado do ar pela UFMG. Nesse período, ele só poderá ser acessado por meio de dispositivos conectados à rede da UFMG.

O novo site da Proex é lançado em pleno período de fortalecimento da extensão da UFMG, uma das maiores, diversas e plurais do país. Ele representa também toda a reinvenção de nossa extensão no isolamento social imposto pela covid-19, com atividades atuantes nas comunidades nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

A Universidade mantém atualmente cerca de 3,4 mil atividades extensionistas. Segundo dados do Sistema de Informação da Extensão (SIEX), são cerca de 1,5 milhão de pessoas alcançadas anualmente pelos programas, projetos, eventos, cursos e prestações de serviços.

Informações relevantes como essas estão neste novo canal de comunicação, que oferece fácil navegabilidade, design moderno, acessibilidade e interface desenvolvida levando em conta as experiências do usuário da comunidade acadêmica e externa e o acesso por meio dos diversos dispositivos eletrônicos.

Atual, completo e diversificado

O conteúdo está distribuído em diversos locais e seções da página inicial, como banner rotativo, menu principal (localizado à esquerda, sendo aberto e recolhido pelo visitante), menu de acesso rápido (localizado no rodapé do menu principal) e o menu Sistemas, que dá acesso aos sistemas de informação da Pró-reitoria de Extensão: o SIEX (e página com instruções de uso) e o Sistema de Fomento, por meio do qual a comunidade acadêmica poderá submeter propostas para apoio, indicar bolsistas e ter acesso a avaliações e declarações da atividade de extensão.

A página disponibiliza informações em formato de texto – como na seção Notícias, com matérias jornalísticas – fotos e vídeo – acessados por meio da aba multimídia do menu principal ou das seções Galeria de imagens e Galeria de vídeos da página principal.

Já os editais de fomento e de oportunidades de bolsa, ambos de grande interesse de coordenadores e estudantes, podem ser encontrados na aba Editaisque fica no menu principal. Caso prefira, o visitante poderá também encontrá-los diretamente na página principal, como nas seções Oportunidades de Bolsas ou Editais de Fomento.

As resoluções do Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e da Câmara de Extensão estão disponíveis na aba Documentos do menu principal.

Com relação à seção Destaques, o público tem acesso direto a informações úteis, como a lista com nomes, contatos da equipe, setores e diretorias da Pró-reitoria de Extensão.

O site oferece ainda um ambiente integrado ao ambiente das redes sociais, em sintonia com o fortalecimento da atuação da Proex nas plataformas YouTube, Instagram, Facebook e Twitter.

Ele foi desenvolvido pela equipe de Web do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e é gerenciado pela Assessoria de Comunicação da Proex, que participou de todas as fases de sua implantação e propôs melhorias e otimizações para atender aos objetivos estratégicos de comunicação da Proex e aos interesses e especificidades do público da extensão.

Todos/as estão convidados/as a colaborar conosco na construção deste canal. Envie-nos suas sugestões para o e-mail: comunica@proex.ufmg.br