Brigadistas debelam incêndio na Estação Ecológica da UFMG

Atuação diligente foi fundamental para controlar as chamas que atingiram a área de preservação na quinta-feira

 

Equipe da Brigada 1 após o trabalho de rescaldo na área | Foto: EEco/UFMG

Um incêndio no quarteirão 15 da Estação Ecológica da UFMG foi debelado nesta quinta-feira, dia 25, por equipes da Brigada 1, Corpo de Bombeiros e do Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura (Demai) da UFMG nas proximidades do Anel Rodoviário e da Avenida Carlos Luz, no bairro Engenheiro Nogueira.

O fogo começou à tarde, mas foi controlado algumas horas depois graças à atuação dos combatentes e ao auxílio de um caminhão-pipa.

A sensação térmica elevada no local, os ventos fortes e a propagação veloz das chamas e da fumaça exigiram uma atuação estratégica dos brigadistas, que conseguiram conter o fogo e evitaram grandes prejuízos à vegetação.

Desde 2019, a Estação Ecológica da UFMG, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), mantém uma parceria exitosa com a brigada 1, que é uma ONG formada por brigadistas florestais voluntários. A parceria tem sido fundamental para prevenir e combater os incêndios na área de preservação ambiental da Estação.

Educação ambiental, pesquisa e história

Com 114 hectares, nos quais predominam características dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, a Estação Ecológica UFMG é uma das maiores áreas verdes preservadas de Belo Horizonte. Ela abriga atividades de educação ambiental para crianças, jovens e adultos, além de trabalhos de pesquisa e extensão com ênfase na conservação dos patrimônios natural e histórico-cultural.

O local que hoje abriga a Estação Ecológica faz parte da história da urbanização da cidade. Lá, foram fabricados tijolos e outros produtos de olaria que hoje sustentam casas e outras infraestruturas, especialmente na região da Pampulha.