Em 2024, feira fortalece o diálogo da Universidade com a educação básica | Foto: Eduardo Maia/Proex
Estudantes e professores de escolas públicas e privadas têm um encontro marcado com a 25ª edição da UFMG Jovem, que será realizada nesta segunda e terça-feiras, dias 7 e 8 de outubro, no campus Pampulha. A cerimônia de abertura será às 9h30, no auditório 101/102 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3), onde as atividades estarão concentradas.
Norteada pelo tema Minas é um mundo: diversidade, saberes e tecnologias sociais, a edição de 2024 celebrará 25 anos do evento e prestará homenagem ao escritor e cronista mineiro Fernando Sabino.
Nos dois dias, das 8h às 16h, serão apresentados 160 trabalhos na feira da educação básica – recorde na história da UFMG Jovem. A visita à feira é gratuita.
Programação ampliada
A UFMG Jovem terá também o #ExploraUFMG, atividade em que os estudantes de educação básica participarão de visitas guidas a 15 museus, centros de memória e espaços de educação não formal da Universidade.
A programação também inclui exposição de trabalhos do desafio O meu segredo para ser feliz, que tem o objetivo de instigar a imaginação dos participantes sobre a percepção sobre a felicidade, e o Conversa com cientistas, evento que promove o encontro entre cientistas, estudantes e professores (ambas as atividades com quantidade recorde de participações).
Além disso, a 25ª UFMG Jovem terá conferências, oficinas e apresentações artísticas e culturais e programação integrada à do 3º Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência.
O congresso apresentará trabalhos da educação básica relacionados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Agenda 2030). O evento contará ainda com oficinas de experimentos, jogos científicos, palestras, apresentação de vídeos didáticos e outras atividades no CAD3.