Cátedra coordenada pela UFMG promoverá fórum sobre direitos humanos e democracia na América Latina

Evento reunirá universidades e lideranças em Santiago; abertura terá conferência do ex-presidente do Uruguai José Mujica

A Cátedra de Direitos Humanos da Associação Universitária do Grupo de Montevidéu (AUGM) realizará o 2° Fórum de Direitos Humanos, nos dias 6 e 7 de dezembro, na Universidade do Chile.

Com o tema Direitos Humanos e Democracias Contemporâneas, o evento reunirá representantes de universidades associadas à cátedra e lideranças latino-americanas para promover discussões sobre os direitos humanos, a democracia, a cultura de paz e as relações entre a universidade e a sociedade.

A programação do evento, que será transmitido também pelo YouTube, contará com conferências, mesas, atividades culturais e o primeiro encontro regional da Rede de Articulação com o Meio Ambiente do Consórcio de Universidades do Estado do Chile (CUECH).

Na terça-feira, dia 6, às 18h, o fórum será aberto pela reitora da UFMG e atual presidente da AUGM, Sandra Goulart Almeida, e o ex-presidente uruguaio José Mujica fará a conferência Direitos Humanos e Democracias Contemporâneas. Na quarta, dia 7, das 11h30 às 13h, haverá a mesa Direitos Humanos e Democracias Contemporâneas: Diálogo de experiências de universidades públicas.

Pauta permanente

Dirigentes das universidades da AUGM reunidos em Montevidéu, em março deste ano, durante as celebarações dos 30 anos da entidade Foto Divulgação AUGM

Dirigentes das universidades da AUGM reunidos em Montevidéu, em março deste ano, durante as celebrações dos 30 anos da entidade | Foto: Divulgação AUGM

A Cátedra de Direitos Humanos da AUGM é coordenada, desde dezembro de 2020, pela UFMG, e tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre as universidades públicas do continente nesse campo de atuação.

O fórum será o primeiro encontro presencial da cátedra, sendo umas das atividades propostas para promover e defender permanentemente os direitos humanos na sub-região. Em 2022, as atividades enfatizam o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o 55º aniversário do Pacto de San José.

Além da UFMG, a cátedra congrega universidades da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, entre outros países.

Outras informações estão no site da AUGM.