Cenex/Fale promove 2ª edição curso de extensão ‘Recepção teatral e estudos do espetáculo’

Formação é voltada a pessoas interessadas em teatro; matrículas vão até o dia 6 de abril

Curso de formação em teatro é oferecido nas modalidades semipresencial e on-line | Foto: Pixbay

A Faculdade de Letras da UFMG está com matrículas abertas para a 2ª edição do curso Recepção teatral e estudos do espetáculo. Promovido pelo Centro de Extensão (Cenex/Fale), o curso acontecerá de 11 abril a 18 julho de 2022, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de abril pelo site de Cursos e Eventos da UFMG.

Há vagas para duas turmas, uma na modalidade semipresencial (atividades presenciais e on-line) e a outra na modalidade remoto síncrono (aulas on-line). Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 10% destinadas a bolsistas (UFMG e comunidade externa). A carga horária é de 30 horas/aula (turma semipresencial) e 16 horas/aula (turma on-line/encontros quinzenais).

Todos os participantes receberão certificado.

O curso é voltado a pessoas interessadas em teatro, com foco em professores do ensino básico e superior, estudantes universitários, programadores e mediadores culturais, profissionais liberais e o público geral das artes cênicas. Não há necessidade de conhecimento prévio na área.

O objetivo é oferecer diferentes perspectivas para a leitura da cena teatral, a partir da fruição e discussão de espetáculos pré-selecionados. A intenção é valorizar a experiência do espectador, a partilha de percepções e o estímulo ao olhar crítico sobre as criações cênicas, além de proporcionar eixos de abordagem para a análise de espetáculos. Serão discutidas obras apresentadas em Belo Horizonte (para a turma da modalidade semipresencial) e obras de teatro digital (para as duas turmas).

O curso tem a coordenação de Elen de Medeiros e as aulas serão ministradas pela crítica teatral Julia Guimarães, ambas professoras da FALE/UFMG na área de Literatura e Outras Artes, com assistência da estagiária Maria Luiza Dimas (graduanda em Teatro pela UFMG).

Primeira edição

A primeira edição do curso, realizada entre outubro de 2021 a fevereiro de 2022, contou com a participação de 16 alunos, de quatro diferentes regiões brasileiras, e discutiu obras disponíveis no formato digital, com foco naquelas criadas durante a pandemia. Artistas e coletivos como o Grupo Galpão (MG), Renata Carvalho (SP), Teatro Carmin (RN) e Grace Passô (MG) tiveram suas criações analisadas no curso.

A edição contou ainda com a participação de professores e críticos teatrais convidados, como a profa. Mariana Muniz, o prof. Marcos Alexandre e o prof. Paulo Bio Toledo, integrantes do corpo docente da UFMG. A metodologia explorada no curso vale-se do conceito de “mediações críticas”, a fim de estimular uma discussão que priorize e problematize as relações entre teatro e sociedade. Nesta segunda edição, os encontros presenciais acontecem no Centro Cultural UFMG (CCUFMG), localizado na região central de Belo Horizonte.

A atividade integra as ações do programa de extensão Mirante – recepção e expectação teatral (FALE/UFMG), que visa estimular a fruição das artes cênicas entre públicos diversos. Concebido pelas professoras da FALE Elen de Medeiros, Julia Guimarães e Tereza Virgínia, o programa Mirante tem como objetivo a ampliação, diversificação e qualificação de espectadores de teatro.