Claudia Mayorga é homenageada por contribuição à educação e aos direitos humanos

Pró-reitora e professora da UFMG foi reconhecida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Claudia (à esquerda) e a deputada Beatriz Cerqueira: educação e psicologia em prol dos direitos humanos | Foto: Glaucinei Rodrigues Corrêa

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou a docente do Departamento de Psicologia e pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga. Na terça, dia 23 de agosto, ela foi uma das 17 personalidades da Psicologia congratuladas pela Casa em função de contribuições à educação.

A homenagem foi concedida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, em sessão que comemorou os 60 anos da profissão de Psicólogo e o Dia dos Psicólogos e Psicólogas – celebrado nacionalmente no dia 27 de agosto –, reconhecendo a atuação de Mayorga na promoção e defesa dos direitos humanos.

O evento teve a participação da reitora da UFMG, Sanda Goulart Almeida, que, em seu pronunciamento, destacou que Claudia Mayorga tem uma atuação marcada pela “batalha pelos direitos humanos e pela extensão universitária”.

A reitora aproveitou para mencionar as “diversas lutas da UFMG em favor da saúde mental, luta antimanicomial, cultura, ciência e tecnologia. É momento de comemorar tudo que foi feito. Mas ainda temos um longo caminho pela frente”.

A sessão teve também a participação do pró-reitor de Assuntos Estudantis (Prae), Tarcísio Mauro Vago, entre outros membros da comunidade universitária, e representantes de movimentos sociais de Belo Horizonte.

Conquista coletiva

Claudia Mayorga dedicou a homenagem a todos os psicólogos e psicólogas que usam a educação como instrumento de transformação da realidade. “São pessoas que constroem e lutam por esse país, que lutam pelos direitos humanos, como o direito à educação, e por outros tantos direitos que foram e ainda hoje são violados no nosso país. Mas vemos aqui hoje que há muita gente tentando mudar essa realidade”, disse.

Sob forte emoção e aplaudida de pé, Mayorga lembrou sua trajetória como psicóloga e educadora com foco na contribuições sociais da área. “A psicologia vai além do aspecto subjetivo, privado e individual. Ela tem um papel fundamental também para a coletividade, contribuindo para os direitos humanos, a pluralidade, a democratização da sociedade e a justiça social”.

Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, a deputado Beatriz Cerqueira (PT) ressaltou a importância do reconhecimento “nesse período difícil de pandemia e de tentativas de desqualificar a ciência e as universidades”.

Atuação

Claudia Mayorga é professora do Departamento de Psicologia da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Psicologia, atuando na pesquisa e extensão nas áreas de psicologia social, comunitária, feminista, antirracista e decolonial. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes na UFMG e desenvolve atividades no campo dos direitos humanos de populações das periferias, mulheres e negros, com ênfase em políticas públicas.

É coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH/CFP). Atualmente é Pró-reitora de Extensão da UFMG, tendo exercido o cargo de pró-reitora adjunta de 2014 a 2018.