A tarde de quarta-feira, dia 19, foi especial para centenas de estudantes extensionistas da UFMG (autores e coautores) que participaram da exposição e arguição oral de trabalhos no 25º Encontro de Extensão.
Foi a segunda fase das apresentações do evento dentro da programação da Semana do Conhecimento da UFMG, que se encerra nesta sexta-feira (21) com a entrega do prêmio Destaque de Extensão 2022.
As apresentações aconteceram nas salas do CAD3 (campus Pampulha), sendo avaliados, ao todo, 73 trabalhos (veja lista) nas seguintes áreas: Direitos Humanos e Justiça, Saúde, Cultura, Comunicação, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia e Produção.
Os estudantes – que já antes haviam sido reconhecidos com Relevância Acadêmica nas unidades – mostraram às comissões avaliadoras a riqueza de suas experiências na extensão, os processos, metodologias, objetivos e principais resultados obtidos na relação com a sociedade.
Diversidade e satisfação
Aluna do curso Ciências Biológicas da UFMG, Luana Margarida Sabino mostrou seu trabalho como bolsista no Programa de Educação Ambiental e Patrimonial do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), onde desenvolve atividades no Viveiro de Mudas. “O viveiro visa o uso, manejo e conservação dos recursos naturais do MHNJB com ênfase na propagação vegetal”, explicou.
Na área da saúde, a estudante do curso de Terapia Ocupacional Letícia Morais Resende expôs emocionada seu trabalho como voluntária no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, dentro do projeto COMViver, do Coltec/UFMG. “Tenho contato com diversos tipos de pacientes; é muito gratificante poder ajudá-los e contribuir para uma saúde mais humanizada. Isso agrega muito para mim como profissional da área”.
Os extensionistas também destacaram a importância desse momento único de interação e troca de experiências. “É a primeira vez que apresento trabalho no Encontro de extensão. É uma experiência incrível porque, além de contarmos e divulgamos nossa participação, conhecemos projetos diversos e também semelhantes aos nossas. Isso enriquece muito”, disse Alice Castro, estudante do curso de Artes Visuais, que mostrou sua participação como bolsista no programa Visualidade e Memória, do Centro Cultural UFMG.
Em 2022, pela primeira vez, o Encontro de Extensão teve trabalhos apresentados na modalidade Produtos da Extensão.
O evento, que é organizado pela Proex em parceria com os Centros de Extensão (Cenex) das unidades acadêmicas, voltou ao formato presencial. Em 2020 e 2021, ele foi organizado de forma remoto em função da pandemia de covid-19.
Mais informações podem ser consultadas no site da Semana do Conhecimento.
Dúvidas específicas sobre o Encontro de Extensão podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br e telefone (31) 3409-3215.