Cursistas conheceram os processos e aspectos envolvendo fomento e avaliação da extensão | Foto: Eduardo Maia/Proex
Na tarde de quinta-feira, dia 28 de novembro, ocorreu a oficina 3 do curso “Extensão Acadêmica na Prática”, cujo tema foi Como submeter a minha atividade de extensão aos editais de fomento da PROEX? Como é o processo de avaliação da extensão na UFMG?
A atividade foi realizada no Auditório 2 do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – campus Pampulha – e consistiu na terceira oficina do 2º semestre de 2024.
Tivemos a participação de docentes, técnicos administrativos e membros dos Centros de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras (Fale), Faculdade de Medicina, Escola de Arquitetura, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e de outras unidades.
O encontro compartilhou informações relevantes sobre a extensão da Universidade e sobre os principais editais de fomento da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Também esclareceu questões importantes envolvendo os critérios de avaliação de propostas, as quais solicitam bolsas para estudantes.
Qualificação sobre fomento e avaliação
Na oficina, conduzida pela equipe da Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão (Dafe), da Proex, os cursistas tiveram a chance de conhecer as especificidades de cada edital, o processo de tramitação das propostas, os critérios avaliados, as formas de divulgação, entre outros assuntos. Os participantes receberam dicas essenciais, como a importância da qualificação de suas propostas.
Os conhecimentos compartilhados foram fundamentais. “Achei bem interessante, é uma iniciativa muito importante de capacitação de nossa comunidade interessada em extensão”, avaliou a subcoordenadora do Cenex da Faculdade de Odontologia (FAO), professora Isabella Faria da Cunha.
O material de referência da oficina 3 está disponibilizado no ambiente virtual da plataforma Moodle.
O curso “Extensão Acadêmica na Prática” uma iniciativa da Proex em parceria com a Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH/UFMG).