Comunidade participa do segundo encontro do ‘Curso/oficina extensão acadêmica na prática’

Participantes se qualificam para a integração da extensão aos cursos de graduação

Participantes da segunda oficina se qualificam sobre a integração da extensão à graduação | Foto: Glaucinei Rodrigues Correa

Segunda oficina contribuiu para integração da extensão às atividades acadêmicas curriculares

No dia 11 de outubro, a comunidade universitária participou da segunda oficina do curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática, oferecido pela Proex em parecia com a Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH) da UFMG.

O encontro, realizado no CAD1 (campus Pampulha), discutiu o tema Do que se trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir? Professores e técnico-administrativos tiveram a oportunidade esclarecer dúvidas diretamente com a equipe da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão (Dage/Proex).

Foram tratados os seguintes assuntos: integração da extensão aos cursos por meio de vínculo das atividades de extensão às atividades acadêmicas curriculares, entendimento do contexto atual, das resoluções e dos trâmites da extensão. Os participantes também compartilharam suas ideias com os colegas e participaram de dinâmicas e discussões em grupo.

Prática qualificada

curso/oficina extensão acadêmica na prática conta com a participação significativa de docentes e técnico-administrativos, sobretudo daqueles que ingressaram na UFMG nos últimos anos.

A formação, didática e propositiva, é composta por quatro oficinas, que foram iniciadas no dia 13 de setembro de 2022, e seguem até de dezembro deste ano. A próxima será no dia 8 de novembro, das 14h às 18h.

Dinâmicas em grupo enriqueceram as discussões | Foto: Rafaela Lacerda/Proex

A formação discute temas e aspectos relacionados à extensão universitária e tiram as dúvidas mais frequentes da comunidade acerca de distintos assuntos, como transformação das ideias em projeto ou programa de extensão, estruturação de propostas, integração aos currículos da graduação, editais de fomento, gestão de bolsas, normativas e divulgação científica.

Participam servidores de diversas áreas e unidades, como Faculdade de Educação (FaE), Faculdade de Engenharia, Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Hospital das Clínicas (HC).

Com carga horária total certificada de 32h, a formação está prevista no Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2022 voltado para os docentes e servidores técnico-administrativos em educação.

Outras informações podem ser obtidas nesta apresentação.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site da ProRH, e-mail dage@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-3215.