Conheça a programação do 1° Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários/as

Evento terá mesas, debates, relatos de experiências, show de Chico Lobo e lançamento de documentário

1° Encontro brigadistas voluntários

Evento discutirá importância de brigadistas que atuam voluntariamente contra incêndios florestais  | Foto: Brigada 1

De 3 e 5 de novembro de 2022, a UFMG sediará o 1° Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários/as.

A programação terá mesas, debates e relatos de experiência com a presença de convidados de brigadas voluntárias do país, ambientalistas, gestores, pesquisadores e representantes de órgãos públicos, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O evento acontecerá no campus Pampulha, no CAD-2 (Auditório 104). As atividades serão transmitidas, também, pelo YouTube da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Toda a programação é gratuita e aberta a todos os interessados. As inscrições podem ser realizadas neste formulário eletrônico.  Os inscritos receberão certificado de participação.

O objetivo é debater e divulgar a importância da atuação dos brigadistas voluntários no contexto de combate e prevenção aos incêndios acidentais e criminosos enfrentados pelos biomas brasileiros. O encontro discutirá experiências e desafios da categoria, políticas públicas, redes colaborativas, pesquisas científicas, entre outros assuntos.

Combate, prevenção e conscientização

O evento é organizado pela UFMG – por meio da Proex e da Estação Ecológica UFMG – e a Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV). Ele integra as comemorações dos 30 anos da Estação Ecológica.

Segundo a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, além de colaborarem para o enfrentamento dos incêndios, os brigadistas atuam em ações de conscientização da sociedade. “Em um cenário de insuficiência de políticas públicas, eles são atores fundamentais, que se disponibilizam voluntariamente a enfrentar os incêndios e a atuar em campanhas de prevenção e educação ambiental”, destaca.

Atrações culturais

O 1° Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários/as terá show do violeiro, compositor e cantador, Chico Lobo. Natural de São João Del Rei (MG), o artista é um dos principais nomes da viola caipira no cenário nacional e internacional.

Evento terá show Chico Lobo, um dos expoentes da viola caipira  Élcio Paraíso / Divulgação

Show de Chico Lobo é atração cultural. Artista é uma das principais referências da viola caipira | Foto: Élcio Paraíso/ Divulgação

Será lançado ainda o documentário Cinzas da Floresta, dirigido por André Vilela D`Elia, que assina filmes que abordam causas socioambientais.

O 1° Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários/as é promovido em parceria com o ICMBio, Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG), Brigada 1 e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte.

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site da Estação Ecológica da UFMG.