Curso de teatro da UFMG tem foco nas pessoas trans

As aulas, gratuitas, são oferecidas presencialmente na Escola de Belas Artes (EBA)

Curso de extensão em teatro voltado para pessoas trans recebe inscrições até 2802 - Foto Eduardo Maia Comunicação PROEX

Curso de extensão recebe inscrições até 28 de fevereiro de 2024 | Foto: Eduardo Maia/Proex

O projeto Teatre: Processos Criativos em Artes Cênicas, que desenvolve atividades relacionadas ao universo teatral com foco em pessoas trans, está com inscrições abertas para novos integrantes. As inscrições vão até 28 de fevereiro.

Metade das vagas são reservadas a pessoas trans. As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

As aulas, gratuitas, terão início em 2 de março e término em 29 de junho. Presenciais, ocorrerão sempre aos sábados, das 9h às 12h, nas instalações do anexo do Teatro na Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, no campus Pampulha. Os participantes receberão certificado ao final do curso.

A metodologia tem ênfase na experimentação performática a partir de três eixos temáticos estruturantes do campo artístico, especialmente das Artes Cênicas: eu, outre e espaço. Durante as aulas, será trabalhada uma breve passada teórica corporal, vocal e cênica, utilizando jogos de improviso e possíveis escritas autobiográficas ou auto ficção para o desenvolvimento das práticas.

O curso, coordenado pelo professor Ricardo Figueiredo, foi idealizado por Madu Machado e Dolly Trindade de Araújo, bolsistas-professoras, travestis, estudantes da graduação em Teatro. Nesta edição, Dolly lecionará as aulas juntamente com a bolsista-professora Morena Martins.

Dúvidas podem ser esclarecidas por mensagens enviadas ao e-mail teatreprocessoscriativos@gmail.com

Outras informações estão também disponíveis no Instagram do projeto.