Democratizar apoiará propostas relacionadas a direitos humanos

Programas, projetos e cursos de extensão serão beneficiados com bolsas para estudantes na modalidade ação afirmativa

Oficina no ICA oferecida pelo PRO-ICA Programa de inclusão, convívio e acolhimento, uma das iniciativas contempladas em 2022 pelo democratizar | Foto: Amanda Lelis/UFMG

Oficina oferecida pelo PRO-ICA: Programa de inclusão, convívio e acolhimento, uma das iniciativas contempladas em 2022 pelo Democratizar | Foto: Amanda Lelis/UFMG

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) recebe inscrições de propostas, até 8 de maio, para o edital Democratizar.

O objetivo é apoiar programas, projetos ou cursos de extensão em direitos humanos por meio da concessão de bolsas exclusivamente na modalidade Pbext Ação Afirmativa.

Parte dos recursos financeiros será destinado a atividades que tenham como objetivo a atuação com população indígena, quilombola e brigadistas florestais voluntários(as).

As bolsas vão beneficiar estudantes de graduação da UFMG que são mães com filho em idade escolar, travestis e transexuais, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas ou estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas e/ou assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Propostas

Podem ser proponentes servidores docentes ou técnico-administrativos da Universidade. Cada proposta poderá solicitar até duas bolsas. As inscrições são aceitas pelo Sistema de Fomento. É necessário que a proposta esteja registrada e atualizada no Informação da Extensão (Siex).

O programa, projeto ou curso contemplado deverá ser desenvolvido por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFMG: docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação.

As bolsas serão pagas, mensalmente, de julho 2023 a junho de 2024, no valor de R$700 reais.

Crescimento

Neste ano, o Democratizar chega à sua terceira edição registrando um crescimento no que concerne ao aporte financeiro, em relação às edições anteriores.

Do total de R$ 950 mil, R$ 800 mil serão destinados a fomentar atividades voltadas para os direitos humanos e, R$150 mil, a propostas que tenham como objetivo a atuação com população indígena, quilombola e brigadistas florestais voluntários(as).

“O maior volume de recursos veio em bom momento, uma vez que a Universidade tem sido demandada, em todos seus setores e áreas do conhecimento, a colaborar para o enfrentamento das violações dos direitos humanos na sociedade e a fortalecer as políticas públicas de promoção e defesa dos direitos humanos”, destaca a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga.

As propostas serão avaliadas e julgadas pela Câmara de Extensão. O resultado preliminar será divulgado no dia 9 de junho de 2023. O resultado final (depois de interposição de recursos) está previsto para o dia 26 de junho.

Outras informações estão disponíveis nesta página.