Dirigentes de instituições de ensino defendem ampliação do orçamento para a extensão universitária

Fomento sustentável da área foi debatido em audiência pública na Câmara dos Deputados

Financiamento da extensão universitária - oto Zeca Ribeiro Câmara dos Deputados_#extensaoufmg

Representantes das instituições destacaram a importância do fortalecimento da extensão  | Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discutiu na quinta-feira, dia 25, o financiamento da extensão universitária nas instituições públicas de educação superior brasileiras.

A audiência pública contou com a participação expressiva de gestores de instituições de todo o país e de representantes de entidades de dirigentes organizadas em âmbito nacional. A UFMG foi representada pela pró-reitora Adjunta de Extensão, Janice Amaral.

Escassez orçamentária

Presidente - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, Helder Eterno da Silveira. Foto Zeca Ribeiro Câmara dos Deputados

Presidente do Forproex, Helder Silveira | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente do Forproex (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras), Hélder Silveira, apresentou um diagnóstico do financiamento da extensão. “A nossa grande preocupação que temos hoje é que o orçamento da extensão é escasso”, concluiu o dirigente.

Atualmente, o Forproex tem a participação de 156 instituições públicas esparramadas por todo o território nacional.

O pronunciamento de Silveira se baseou no orçamento histórico do Ministério da Educação (MEC). “Se olharmos o censo da extensão de 2022, que abrangeu todas as instituições de ensino do país, vamos ver que apenas 1,8% do orçamento é voltado à extensão. Isso significa um baixíssimo número de atividades possibilitadas com orçamento público”, avaliou.

Ele acrescentou que essa realidade afrontaria a própria Constituição Federal, que estabelece que as universidades “obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

Esperança

A pró-reitora Adjunta de Extensão da UFMG, Janice Amaral, salientou que a audiência representou um passo importante na luta pelo financiamento sustentável. “Tivemos reflexões avançadas que vão contribuir para que tenhamos um fomento perene e contínuo da extensão. Precisamos aprofundar esse debate urgente”.

As atividades extensionistas são voltadas à melhoria de vida da população brasileira por meio da execução programas estruturantes, projetos, cursos, eventos e prestações de serviço em áreas temáticas estratégicas.

A pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, ressalta que a extensão cumpre um duplo papel, contribuindo para a formação de estudantes e futuros profissionais comprometidos com as questões concretas da sociedade e impactando diversos setores sociais. “Para que essa ação se fortaleça, é necessário ampliarmos o orçamento da extensão para que as instituições de ensino cumpram radicalmente sua função pública”, finaliza.

A audiência foi solicitada pela deputada federal Lídice da Mata, do PSB da Bahia. Assista ao vídeo da transmissão.