Professoras e estudantes participam de evento na ALMG contra a obesidade

Grupos da UFMG compartilharam informações para contribuir com políticas públicas e conscientização da população

Professora Larissa Loures Mendes / foto: Sarah Torres ALMG

Professora Larissa Mendes demonstrou os desafios da luta contra a obesidade | Foto: Sarah Torres/ALMG

A UFMG participou, no dias 2 e 3 de outubro, do Ciclo de Debates – Obesidade é doença: o desafio é de todos, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O evento contou com a participação de professoras e estudantes vinculados ao Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição (GIN) e ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (Geppaas), do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem (EE/UFMG).

Professora Aline Lopes discursando na ALMG / Foto: Sarah Torres ALMG

Professora Aline Lopes: cuidado e prevenção | Foto: Sarah Torres/ALMG

No primeiro painel do evento sobre Promoção da saúde e prevenção da obesidade no ambiente escolar: desafios e possibilidades, a docente e líder do Geppaas, Larissa Loures Mendes, alertou que “a alimentação das crianças é inadequada da primeira infância até a adolescência”.

Referenciando-se em estudo nacional, a pesquisadora demonstrou “uma alta oferta de salgados, refrigerantes, salgadinho de pacote e chocolates nas cantinas”.

A líder do GIN, professora Aline Cristine Souza Lopes, destacou a importância do cuidado, prevenção e tratamento precoce. “A obesidade é complexa e multifatorial. As ações precisam ser organizadas, qualificadas e centradas na pessoa e não na doença que ela carrega”, disse.

Estande do GIN

Estande do GIN-UFMG durante evento na ALMG / Foto: Sarah Torres ALMG

Estande do GIN no evento | Foto: Sarah Torres/ALMG

No evento, o público pôde conferir estandes com materiais sobre a temática. No estande do GIN, foram disponibilizados diversos materiais instrucionais voltados para os profissionais de saúde e folhetos informativos voltados para a população em geral, desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde.

Foram ainda distribuídos folhetos informativos sobre alimentação adequada e saudável, e o cuidado da pessoa com obesidade, além de kits com livros sobre o desenvolvimento de ações coletivas para promoção da alimentação adequada e saudável, e sobre o manejo da obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados do IBGE, entre os adultos, 60,3% apresentam excesso de peso, sendo 26,8% já com obesidade. E o Mapa da Obesidade em Minas Gerais, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), aponta que 61,9% dos mineiros têm sobrepeso e, desses, 28% estavam com algum grau de obesidade.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da ALMG)