Docentes e técnicos da UFMG participam de atualização em extensão universitária

Curso promove capacitação sobre questões que orientam a atuação da extensão da Universidade

Abertura do curso de atualização em extensão, que terá atividades síncronas e assíncronas até dezembro deste ano | Reprodução Teams

O curso Atualização em extensão universitária terá encontros virtuais até dezembro de 2021 com a participação de servidores docentes e técnico-administrativos. O objetivo é contribuir para o fortalecimento dessa dimensão acadêmica e capacitar a comunidade da UFMG acerca da gestão e da política da extensão.

A formação é voltada principalmente para coordenadores, subcoordenadores e secretários dos Centros de Extensão (Cenex), membros de colegiados dos cursos, entre outros atores responsáveis pela gestão acadêmica e administrativa da extensão, que foram indicados no âmbito de suas unidades.

As atividades, que começaram no dia 25 de agosto deste ano, são realizadas por meio das plataformas Teams e Caed Virtual. Os cinco módulos previstos abordarão assuntos como histórico, conceitos, diretrizes, institucionalização, formação dos estudantes, redes, fomento, avaliação, sistemas de informação e boas práticas na extensão universitária.

O curso é fruto de parceria entre as pró-reitorias de Extensão e Recursos Humanos da UFMG e o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

Espaço de trocas

A atividade teve origem nas demandas levantadas pela própria comunidade, em especial relacionadas às normativas recentes que alteraram o contexto da extensão nas universidades públicas brasileiras e na UFMG, como a resolução da Universidade que transformou os Cenex em órgãos colegiados e integrantes da estrutura organizacional da instituição.

“A ideia é construir um espaço diferenciado e democrático para a troca de saberes, práticas e experiências”, afirma o diretor de Apoio à Gestão da Extensão (Dage) da Proex, Glaucinei Rodrigues Corrêa.

O curso está previsto no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP/2021) da UFMG.

Os participantes que comprimirem 80% das atividades assíncronas e pelo menos de 70% das atividades síncronas receberão certificado de 35 horas/aula.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail dage@proex.ufmg.br