Domingo no Campus celebra o meio ambiente com atrações gratuitas e abertas à população

Campus Pampulha da UFMG estará repleto de atividades de lazer, arte e cultura no domingo; serão oferecidas cerca de 30 atrações a moradores de BH e região metropolitana

Baile de forró é uma das atrações do evento no Campus Pampulha, em Belo Horizonte Foto projeto Picaderró

Baile de forró é uma das atrações do evento no Campus Pampulha, em Belo Horizonte | Foto: projeto Picaderró

Oficinas, dança, yoga, jogos, brincadeiras, caminhada, feira de adoção de animais e passeio com cães são algumas atrações do Domingo no Campus.

A UFMG promoverá a 20ª edição do evento a partir das 9 da manhã deste domingo, dia 4 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Estão previstas cerca de 30 atividades de lazer, arte e cultura ao ar livre, distribuídas em 10 áreas abertas do campus Pampulha, em Belo Horizonte. Todas as atrações são gratuitas e abertas à comunidade interna e externa da Universidade. Haverá diversão para todas as idades.

Piquenique, brincadeiras e caminhadas

Grupo Bambulha vai se apresentar no Domingo no Campus no dia 4 de junho / Foto: Raphaella Dias/UFMG

Grupo Bambulha vai garantir a diversão no bosque da Música | Foto: Raphaella Dias/UFMG

O piquenique musical do grupo Bambulha vai garantir a diversão das crianças no gramado do bosque da Escola de Música. As famílias estão convidadas a sentarem com esteiras, cangas e lanches e a interagirem musicalmente com os artistas.

Próximo ao piquenique, o Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Educação Física, promoverá o tradicional Tô de boa…Tô no Campus, com brincadeiras e práticas de dança, música e esporte; o projeto de extensão Com Ciências das Minas vai oferecer a oficina Circuito de massinhas.

Mãe é pra brilhar

O Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia/UFMG) terá atividades para os pequenos e as mães. O evento Mãe é pra brilhar vai contar com sessões de fotos para construir imagens cheias de história e boas memórias, com direito à produção com maquiagem e cenários montados especialmente para os registros.

A atividade do Praia será realizada no entorno do prédio da Reitoria da Universidade, onde também ocorrerá oficina de origami, xadrez e jogos de tabuleiro. Perto dali, o público se encontrará para participar de caminhada por trilhas e bosques, passeio com cães e para a atividade Caça do tesouro em família: (re) descobrindo o espaço com a caminhada.

Oficinas de massinhas, do projeto ComCiências, é uma das atrações do evento Domingo no Campus  | Foto: Foca Lisboa/UFMG

Oficinas de massinhas será oferecida pelo projeto de extensão “Com Ciências das Minas” | Foto: Foca Lisboa/UFMG

Baile de forró, saúde e bem-estar

O Domingo no Campus vai ter também atração para os amantes de forró. O projeto Picaderró, idealizado por estudantes da UFMG, convida iniciantes e experientes a dançar na Praça de Serviços. O local vai ainda receber feira agroecológica, atividades sobre segurança de alimentos e redução do desperdício e astronomia.

Já a Tenda da Saúde vai estar instalada perto do obelisco (gramado da Reitoria). A atividade será oferecida pelo projeto de extensão Telenfermagem: conversando sobre a saúde. Quem for visitar a tenda, poderá aproveitar para participar, nas proximidades, de atividades físicas do programa Envelhecimento Ativo.

A programação não para por aí. Oficinas e conversas sobre educação ambiental, alimentação saudável e prevenção de incêndios florestais e sobre defesa pessoal para mulheres e pessoas não binárias, além de rodas de capoeira.

O evento vai marcar ainda a abertura da exposição Culturas de resistência – Substratos transformadores, no saguão da Reitoria.

Acesso ao campus

O acesso por veículos particulares ao campus Pampulha poderá ocorrer por meio das portarias da Avenida Antônio Carlos e Abrahão Caram. É permitido estacionar livremente em locais que não receberão atividades do evento.

Será a segunda edição do Domingo no Campus, em 2023 (a primeira foi realizada no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros).

A programação completa está disponível no site e Instagram da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e Facebook do evento.