Domingo no campus supera expectativas e movimenta o ICA, em Montes Claros

Evento reuniu cerca de 700 pessoas em atividades diversificadas e para todas as idades

 

Grupos de ciclistas fizeram passeios pelo campus. (Foto Ana Cláudia MendesUFMG)

Grupos de ciclistas fizeram passeios pelo campus. Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG

Lazer, esporte, cultura, conhecimento e descanso foi o que encontraram os participantes do 4º Domingo no campus da UFMG em Montes Claros, no último domingo, 7 de maio. Nas 28 atividades distribuídas pelos gramados do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, crianças, adultos e idosos desfrutaram diversão e informação em diversas áreas. Cerca de 700 pessoas passaram pela unidade acadêmica durante o evento.

“Tivemos um domingo incrível, foi tudo supertranquilo. Nossa expectativa de público estava alta e foi superada”, afirmou a presidente da comissão que organizou o evento, Maria Fernanda Lousada.

Inclusão e acessibilidade foi tema de uma das atividades. O Programa de Inclusão, Convívio e Acolhimento do ICA proporcionou aos visitantes um pouco das experiências e dos desafios de pessoas com deficiência visual e cadeirantes, e apresentou a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A autônoma Vanessa Campos fez um passeio de olhos vendados pelo campus e elogiou a iniciativa. “Hoje, eu senti a coragem que têm as pessoas com deficiência visual. Os obstáculos, o equilíbrio que é necessário. Não imaginava que era tão difícil. Foi impactante, e é importante para a gente refletir”, ela disse.

O MúsICA no Gramado trouxe muita animação para o evento | Foto: Ingrid StéfanyUFMG

O MúsICA no Gramado trouxe muita animação para o evento | Foto: Ingrid StéfanyUFMG

Saúde e redes sociais
O Núcleo de Empreendedorismo Universitário (NEU) realizou a oficina Construção da imagem pessoal e artes para as mídias sociais. Foram passados aos participantes conhecimentos básicos sobre o uso das redes sociais como ferramentas de marketing digital. A estudante do 7º período de Agronomia Maria Laura Correia contou que aprendeu muito e exaltou o Domingo no campus. “Acho muito importante um evento assim para que mais pessoas conheçam a UFMG em Montes Claros”, ela disse.

A Apubh, sindicato dos professores universitários, promoveu duas atividades sob tendas, com os temas saúde e legislação. A prefeitura de Montes Claros divulgou informações sobre a leishmaniose por meio do Centro de Controle de Zoonoses.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer o ICA sobre duas rodas. Ciclistas percorreram a unidade acadêmica de bicicleta em passeios organizados. Ainda foram realizadas oficinas de balões para crianças e de pintura facial. A yogaterapia reuniu um grupo no gramado central, e a música ficou por conta de Teddy Farias, Gigio & Rose e grupo de choro Geraldo Paulista.

Alguns aproveitaram para descansar com a família. Foi o caso do servidor público estadual Alfredo de Oliveira, que foi com a esposa e a filha de quase dois anos. “Nos finais de semana, normalmente, vamos a parques para que ela tenha contato com o verde. Ficamos sabendo do Domingo no campus e decidimos mudar de ambiente. Gostamos muito de tudo, a nossa filha mais ainda. Ela está se divertindo muito”, contou.

Ana Cláudia Mendes | Cedecom Montes Claros