E-book oferece dicas valiosas para a redação do Enem

Obra é disponibilizada gratuitamente pelo projeto de extensão Enem Solidário, do Centro Pedagógico da UFMG

 

Obter uma nota satisfatória na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser crucial para conquistar a sonhada vaga na universidade.

Para auxiliar os estudantes nesse desafio, em especial aqueles com dificuldade de acesso a materiais didáticos, o projeto de extensão Enem Solidário elaborou o e-book Produção de Texto: a redação do Enem, que pode ser baixado gratuitamente no site da editora Pimenta Cultural.

O livro consta de sete módulos de autoria de professores e especialistas na área de diferentes instituições do ensino do país. Ele foi organizado pelos professores Renata Amaral, do Centro Pedagógico (CP/UFMG), e José Ribamar Lopes, do Colégio Técnico da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A obra foi lançada em abril deste ano durante live no canal do projeto no YouTube. A publicação foi viabilizada por meio de recursos financeiros aprovados pelo edital para fomento a produtos extensionistas destinados à educação básica e profissional pública, da Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

Em um só lugar

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro.

No e-book, os candidatos encontrarão dicas valiosas, que detalham, por meio de uma linguagem simples, todas as competências avaliadas na redação do exame.

O livro tem como base a Matriz de Referência disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – autarquia do Ministério da Educação responsável pela organização do exame.

A organizadora Renata Amaral, que coordena também o projeto Enem Solidário, ressalta que “o estudante terá acesso, em um só lugar, ao passo a passo, à competência por competência da redação e aos conhecimentos sistematizados por professores de diversas regiões do país”.

Segundo a professora, o livro é a “consolidação material do trabalho que está sendo feito desde 2020” pela iniciativa de iniciativa de extensão. A ação focaliza a preparação de estudantes de diversos contextos, que, muitas vezes, não têm condições de adquirir materiais de didáticos gratuitos.

Em sentido horário, os professores José Ribamar, do Colégio Técnico da UFPI, e Renata Amaral e Santer Matos, do Centro Pedagógico da UFMG, no evento virtual de lançamento da obra |Reprodução YouTube Enem Solidário

Lives

Cada módulo da obra é também debatido em lives, que estão sendo promovidas por meio do canal do projeto no YouTube, até a data do exame. Nesses encontros, são discutidos, também, potenciais temas da redação e aspectos referentes à elaboração do projeto de texto.

A próxima live será no dia 25 de agosto com o tema Compreendo as competências 1 e 4 da redação do Enem: modalidade formal da língua portuguesa e elementos de coesão textual.

Preparação democrática

O projeto Enem Solidário visa preparar para a redação do Enem aqueles estudantes que buscam meios alternativos de estudo por justamente fazerem parte de um grupo expressivo de sujeitos que não tem como arcar com custos de cursinhos, por exemplo, ou que não tem disponibilidade de tempo para cursá-los.

A abordagem teórica e prática tem como referência os documentos oficiais do exame. Todas as atividades ocorrem de forma on-line e gratuita com base em cronograma construído com especial atenção ao tempo hábil de preparação até a prova.

O projeto é fruto de parceria do Centro Pedagógico da UFMG com o Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual – do Colégio Técnico da UFPI – e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Sabará e Betim.

Acompanhe as atividades pelo YouTube, site e redes sociais.