Em encontro on-line, EJA da UFMG discute educação como direito humano

Todas as pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente até domingo, dia 17 de março

 

II Encontro Mineiro sobre Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas vai ocorrer de forma on-line | Divulgação Programa EJA

O Programa EJA como direito humano: diversidade, desigualdades e justiça social e a Faculdade de Educação (FaE) da UFMG realizam, nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2024, o 2° Encontro mineiro sobre educação de pessoas jovens, adultas e idosas.

Até domingo, dia 17 de março, a organização recebe inscrições gratuitas e submissão de trabalhos, por meio da página do Programa EJA. O encontro será on-line.

O encontro tem os objetivos de fortalecer e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores docentes e discentes e por integrantes de movimentos sociais e sindicais e ainda contribuir para o avanço de políticas públicas de EJA. Ainda que o encontro tenha caráter estadual, já têm sido reunidas contribuições de estudiosos de todo o país e de países lusófonos.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A temática da EJA foi incorporada ao Programa de Pós-graduação da FaE (Promestre) em 2016 e reúne diferentes estudos que versam sobre a educação das pessoas jovens, adultas e idosas trabalhadoras. O Programa EJA como direito humano é espaço para a pesquisa, ensino e extensão.

Em diálogo com os itens 4 (educação de qualidade, equitativa e inclusiva) e 10 (redução das desigualdades) dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o programa organiza três projetos digitais que tratam da educação de jovens e adultos como direito humano: um deles alcança a Região Metropolitana de Belo Horizonte, outro tem abrangência estadual e um terceiro abrange os países lusófonos.