A nova edição da Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, lançada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), traz discussões atuais e relevantes sobre o impacto da extensão na sociedade. Os artigos e relatos de experiências são de autoria de pesquisadores das Instituições de Ensino Superior (IES).
Assinado pelo editor-chefe da revista, Leandro Diniz, o editorial discute a Lei de Cotas e contribuições para o “processo de construção de um ensino superior público mais equânime, inclusivo e plural” no país. A legislação, que completou dez anos em 2022, é hoje objeto de debates públicos sobre sua revisão.
Leandro Diniz sustenta que essas discursões devem resultar em “conjunto de medidas para o contínuo processo de democratização, crescimento nos investimentos em políticas de permanência estudantil, incremento das ações para a inclusão e acessibilidade para discentes com deficiência, criação de cotas para pessoas trans”, entre outras.
Extensão para a inclusão
Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) relataram como a extensão no curso de Letras corroborou para o ensino da Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados. Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) refletiram sobre a política de saúde indígena percebida por gestores de Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Governador Valadares.
A revista também publica relatos de experiência sobre educação popular em saúde em uma comunidade quilombola de Pinheiro, no Maranhão, e sobre o projeto de extensão Auxiliando os agentes na aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) na cidade de Salgueiro – Pernambuco.
Pandemia e divulgação científica
A Interfaces trouxe experiências extensionistas a partir do advento da pandemia de Covid-19, como a produção e a divulgação de vídeos de saúde obstétrica e a elaboração de cursos em formato de vídeos e podcasts voltados para mulheres grávidas no lockdown.
Além disso, pesquisadores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) compartilharam estudo que analisa estratégias de promoção da saúde pelas redes sociais e sua contribuição para práticas sociais.
Interfaces
O periódico de extensão da UFMG reúne análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões nos contextos nacional e internacional, a fim de fortalecer o diálogo da universidade com a sociedade e os processos de formação acadêmica e cidadã.
Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do Brasil e do exterior envolvidos em pesquisas, projetos e atividades extensionistas podem submeter textos para publicação nas próximas edições. A periodicidade é semestral, e as edições são publicadas na página da revista. Instruções e normas de submissão estão disponíveis neste link.
Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex