Enfermeira Eliane Clara Opoxina, do Distrito Indígena Yanomami / Foto: Divulgação UDH/Proex
Nesta sexta-feira (25), a UFMG receberá a enfermeira Eliane Clara Opoxina, atuante no Distrito Sanitário Indígena Especial (Dsei) Yanomami.
Com o tema Ações de saúde na Terra Indigena Yanomami: relato de experiências, o encontro será no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha, das 14h30 às 17h30.
Natural de Barbacena (MG), Opoxina trabalha há dez anos em apoio aos Yanomamis e atuou nos momentos críticos da crise humanitária enfrentada pela etnia no norte do país, em janeiro de 2023.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.
Atividade inaugural
O encontro inaugura as atividades públicas do Programa de Extensão em Direitos Humanos, Educação e Saúde Yanomami/Ye’kwana.
A iniciativa compreende uma rede interinstitucional lançada recentemente pela UFMG, por meio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex), para desenvolver projetos articulados de educação e saúde com essas populações.
A rede é formada por entidades e instituições como a Hutukara Associação Yanomami (HAY), a Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME), o Instituto Socioambiental (ISA) e outras universidades federais.
O Grupo de Trabalho (GT) da UFMG à frente do programa é integrado por docentes e discentes da Faculdade de Educação (FaE), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina.