Escolas se emocionam na 24ª UFMG Jovem

Educação básica celebra o conhecimento na tradicional feira de ciências da Universidade 

 

Equipe da Escola Municipal José Miranda Sobrinho, de Betim, conquistou o primeiro lugar do Ensino Fundamental | Foto: Eduardo Maia/Proex

A 24ª UFMG Jovem contou com a participação recorde de escolas públicas e privadas de 35 municípios de Minas Gerais.

A feira da educação básica expôs 81 trabalhos do ensino médio e ensino fundamental. Foram premiados 12 trabalhos e dois Professores Destaque.  Os ganhadores por categoria (e suas respectivas escolas) estão disponíveis no site do evento.

No site, é possível consultar também os ganhadores do Desafio Como podemos promover a valorização e o respeito entre os povos?. Nessa atividade, os estudantes soltaram a imaginação e criatividade e expressaram suas ideias em texto, desenho, vídeo e áudio sobre a questão: Como podemos promover a valorização e o respeito entre os povos? 

Entre os premiados da feira, estão as estudantes do 9º ano da Escola Municipal José Miranda Sobrinho, de Betim: Maria Eduarda Malta, Milene Flora e Maria Luíza Teixeira. Sob a orientação do professor de Ciências Marcos Cabral de Melo, elas conquistaram o primeiro lugar do Ensino Fundamental com o trabalho Inseticida natural MMF: manejo de insetos daninhos nas áreas verdes da escola.

Da educação infantil ao ensino médio

O tema da edição de 2023 da UFMG Jovem foi Ciência, cultura e diversidade dos povos: saberes em prol da vida.

O evento ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, em formato 100% presencial, no campus Pampulha da UFMG. As atividades da programação se concentraram no CAD1.

No encerramento e premiação, a coordenadora do evento, professora Ana Cristina Vaz, ressaltou “a qualidade de todos os trabalhos participantes”. Segundo ela, “é fundamental as escolas, de todos os níveis da Educação, incentivarem a participação de seus alunos. Vale muito a pena”.

É o caso da educação infantil, que marcou presença na feira. Os pequenos da Escola Municipal Francisca de Paula, de Belo Horizonte, expuseram o trabalho Resgatando a cultura indígena na educação infantil. “A gente mostra [os trabalhos] e depois a gente faz a música e dança. Tô achando muito legal”, contou Bia, de apenas 5 anos, aluna da escola.

Crianças da Escola Municipal Francisca de Paula na 24ª UFMG Jovem | Foto: Giulia Di Napoli/Proex

Crianças da Escola Municipal Francisca de Paula na 24ª UFMG Jovem | Foto: Giulia Di Napoli/Proex

Já Otávio Dias Balbino, aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, de Ibirité, apresentou um trabalho que pode ajudar a solucionar problemas atuais da sociedade, sob o título: Uso de sensor para a Prevenção de fatalidades geradas por deslizamentos de terra.

No estante, respectivamente, os estudantes Otávio, João Lucas e Breno Valentim, do 2º ano do Ensino Médio da EM Sandoval Soares de Azevedo | Foto: Giulia Di Napoli/ Proex

No estante, respectivamente, os estudantes Otávio, João Lucas e Breno, do 2º ano do Ensino Médio da EM Sandoval Soares de Azevedo | Foto: Giulia Di Napoli/ Proex

“Nós utilizamos diferentes tipos de sensores, um deles é o acelerômetro, que pode ser utilizado para medir a vibração do solo quando um deslizamento de terra está prestes a ocorrer. Ele mediria uma vibração do solo e faria com que soasse um sinal. Nosso foco com esse projeto é ajudar a salvar vidas”, explicou Otávio. Ele se entusiasmou com a oportunidade de apresentar tais conhecimentos com seus colegas João Lucas e Breno Valentim.

Espaço de interação

Realizada desde 1999, a UFMG Jovem tem como objetivos propiciar espaços de encontro e intercâmbio de ideias entre a Universidade e a Educação Básica e Profissional, bem como entre professores e estudantes de escolas de todo o Estado de Minas Gerais.

Seu objetivo é propiciar a interação entre a universidade e a comunidade, promovendo a valorização do trabalho científico e o incentivo à formação de futuros cientistas.

Em 2010, o evento passou a ser organizado pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Acompanhe as novidades da UFMG Jovem pelo Instagram.