Espaços e projetos da UFMG participam da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento oferece visitas guiadas, oficinas, exposições, feiras e outras atividades abertas à participação da educação básica de Minas Gerais

 

Núcleo de Educação e Comunicação em Ciência da Vida (Neducom), do ICB, também vai receber a educação básica na 20ª SNC&T | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

De 16 a 20 de outubro, será realizada a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T). A UFMG integra, mais uma vez, a programação, que terá como tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. 

O evento terá a participação de projetos e espaços da Universidade, que vão oferecer diversas atividades, como oficinas e visitas a museus, hortos e laboratórios de pesquisa e divulgação científica, trilhas educativas, feiras da educação básica e conversas com cientistas e mestres indígenas e quilombolas. A programação ainda prevê atividades no campus da UFMG em Montes Claros.

O objetivo é reforçar entre estudantes e a população em geral o entendimento sobre o impacto positivo que a ciência e a tecnologia aliadas aos saberes tradicionais podem ter em nossas vidas.

As escolas interessadas em participar (ensino fundamental, ensino médio, educação infantil e Educação de Jovens e Adultos – EJA) devem solicitar agendamento por meio dos contatos dos espaços participantes.

Além disso, serão oferecidas atividades em Ouro Preto, Viçosa, São João del-Rei e Diamantina, nesse caso, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha (Ufvjm). 

Confira lista dos espaços e projetos participantes

Montes Claros
-Sítio Saluzinho
-Herbário do Norte de Minas
-Setores diversos do Instituto de Ciências Agrárias, que oferecerão vivências em experimentação científica

Belo Horizonte
-Museu Ponto Itinerante na Caravana da SNC&T (Belo Horizonte, Ouro Preto, Viçosa, São João d’El Rey e Diamantina)
-Museu da Matemática, Espaço do Conhecimento, Museu de Ciências Morfológicas e Museu de História Natural e Jardim Botânico, Centro de Memória da Odontologia
-Projeto AUÊ – Grupo de Estudos em Agricultura Urbana
-Projeto IdeaReal –Laboratório Aberto de Biologia Sintética
-Estação Ecológica
-Espaços diversos da Faculdade de Odontologia
-NEDUCOM – Núcleo de Educação e Comunicação em Ciência da Vida
-Bebeteca – Biblioteca para a Primeira Infância
-Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza
-FEBRAT – Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas
-Conversa com uma neurocientista
-Conversa com mestres tradicionais: Ensinar com a Natureza
-Conversa com mestres tradicionais: Os Povos do Terreiro e a Natureza

Relevância da ciência

Com abordagem descentralizada, a SNC&T visa engajar a população para reconhecer a importância da ciência para a criação de valor, inovação, prosperidade, soluções para desafios nacionais, inclusão social e aprimoramento da qualidade de vida da população.

A SNC&T é liderada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em colaboração com diversos atores nacionais, como unidades de pesquisa, agências de fomento e universidades. 

O evento foi implementado pelo governo Federal em 2004. Nessas duas décadas, estabeleceu-se como um elo crucial entre a ciência e a sociedade. 

Dúvidas sobre a participação da UFMG na 20ª SNC&T podem ser esclarecidas pelo e-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-4427