Estudantes conhecem por dentro a Universidade no #ExploraUFMG

Comunidade escolar realiza roteiros de visitas a laboratórios, bibliotecas e projetos de extensão

 

Estudantes conhecem por dentro a Universidade no #ExploraUFMG

No Neducom, participantes conheceram melhor o corpo humano por meio do projeto de extensão Interagir | Comunicação Proex/UFMG

A atividade #ExploraUFMG, que integra a programação da 24ª UFMG Jovem, promoveu visitas guiadas de escolas de educação básica a nove espaços de visitação da Universidade, como laboratórios, bibliotecas, museus e atividades de extensão.

Uma das instituições escolares que participaram, na sexta-feira (15), foi a Escola Estadual Senador Teotonio Vilela, que fica no bairro Jardim Teresópolis, em Betim. As turmas da instituição conheceram o Núcleo de Educação e Comunicação em Ciências da Vida (Neducom) e o Projeto Interagir, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A estudante Rafaela de Almeida Souza, do 1º ano do Ensino Médio, ficou maravilhada em ver a estrutura do corpo humano. “A gente consegue aprender Biologia muito mais na prática”, contou a estudante.

Na prática, a estudante Rafaela aprendeu mais sobre Biologia | Foto: Comunicação Proex/UFMG

A professora Eliana Damasceno, que acompanhava as turmas da Escola Estadual Senador Teotonio Vilela, destacou que o #ExploraUFMG permite aos jovens vislumbrar novas perspectivas.

“O evento é extremamente importante, principalmente para jovens de periferia, para abrir os horizontes deles e mostrar novas perspectivas a eles”, disse Eliana, que é também vice-diretora da instituição.

Já a Escola Estadual Alessandra Salum Cadar, de Ribeirão das Neves, visitou o Departamento de Química, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Os alunos conheceram o programa de extensão 1000 Futuros Cientistas – inciativa que instiga a curiosidade científica por meio de atividades como experimentos, jogos didáticos e oficinas. “Aprender Química na Universidade é diferente e interessante. Eu me inteirei sobre resíduos e sobre como descartá-los”, afirmou, na visita, a estudante Eduarda Priscila de Souza.

Desbravar a Universidade

Na edição de 2023, o #ExploraUFMG teve a participação de 1,4 mil alunos e professores de 35 escolas de Minas Gerais.

A atividade foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro e tem como objetivo dar visibilidade aos espaços da Universidade que recebem estudantes e professores da educação básica.

Para participar, as escolas agendaram previamente as visitas.

Participam escolas das redes pública e privada da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluídas as modalidades da Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Outras informações estão disponíveis no site da 24ª UFMG Jovem.