Estudantes da UFMG aprendem mais sobre extensão e sugerem ideias para fortalecer a dimensão acadêmica

Oficinas da 23ª Jornada de Extensão propiciam interação e trocas de experiências entre discentes, bolsistas e docentes da Universidade

Participantes contribuíram para a democratização da universidade via extensão universitária | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

A democratização da universidade e o fortalecimento da extensão como dimensão acadêmica foram os eixos das discussões das oficinas desta terça-feira, 7 de maio, da 23ª Jornada de Extensão.

A atividade ocorreu na Estação Ecológica (campus Pampulha) e reuniu discentes de diversos cursos de graduação da Universidade, bolsistas, voluntários e professores.

Com o tema Democratização da universidade, a oficina da tarde propiciou um momento singular de interação entre discentes interessados em aprender mais sobre a atuação da extensão universitária, conceito, modalidades, diretrizes, áreas temáticas, entre outros assuntos.

A atividade contou principalmente com a participação de estudantes do Instituto de Ciências Agrárias – campus da UFMG em Montes Claros. “Foi uma oportunidade única de interação e de aprendizado sobre os projetos de extensão da Universidade como um todo”, destacou o estudante do ICA Elias Barbosa Rodrigues. Ele participa do Programa de Desenvolvimento Rural e Apoio a Reforma Agrária (Prodera). “Apesar de estar no programa há cerca de três anos, aprendi hoje coisas que ainda não sabia sobre extensão”, disse Elias.

Capacitação, gestão e democratização

A oficina serviu também para capacitar os estudantes que ingressaram recentemente nas atividades, como é o caso da aluna do curso de Enfermagem Débora Ana, que começou a participar há um mês do projeto de extensão “O cuidado de enfermagem ao paciente portador de disfunção do trato urinário inferior”. “Foi muito bom conhecer mais sobre a extensão, interagir com colegas de outros cursos e saber como posso contribuir para o desenvolvimento de meu projeto”, afirmou a estudante.

O encontro ainda evidenciou o protagonismo dos discentes, que compartilharam ideias para fortalecer a extensão. Eles sugeriram mais valorização, melhoria das condições de participação nas atividades, visibilidade das ações, aprofundamento das parcerias com comunidades, entre outras coisas.

Já na manhã de terça (07), a programação da Jornada de Extensão ofereceu a oficina As boas práticas da gestão na extensão. A oficina teve a participação exclusiva de coordenadores, secretários e membros dos Colegiados de Extensão (Cenex) das unidades, como Escola de Engenharia, Colégio Técnico (Coltec), Centro Pedagógico (CP), ICA e Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

Cenex participaram da oficina "As boas práticas da gestão na extensão"  | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

Cenex participaram da oficina “As boas práticas da gestão na extensão”  | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

Nessa oficina, os participantes partilharam informações e experiências sobre a gestão da extensão nas unidades e debateram como podem contribuir para melhorar a extensão.

A coordenadora do Cenex do ICA, professora Maria Fernanda Lousada, ressaltou que as oficinas “foram essenciais para a interação entre estudantes e professores das diversas unidades da UFMG e para a compreensão acerca da democratização da universidade”.

A 23ª Jornada de Extensão segue até esta quarta-feira (8). Às 14h30, o auditório do Centro de Atividades Didáticas (Cad 1) receberá o seminário da jornada com debates, apresentação de atividades por estudantes e parceiros externos, além da apresentação cultural do Grupo de Percussão da UFMG.

Outras informações estão no site do evento e nas redes sociais da Proex.