Estudantes da UFMG dão exemplo de integração da extensão com ensino e pesquisa

Participantes da 21ª Jornada de Extensão mostram a importância da relação entre as dimensões acadêmicas

No evento, uma das apresentações artísticas foi o conto ‘Iemanjá e o poder da criação do mundo’, declamado pela estudante de Letras Débora Araújo, participante do projeto ‘Literatura afro-brasileira em foco’.| Foto: Comunicação Proex

De volta ao Campus Pampulha depois das duas edições anteriores no formato on-line, a 21ª Jornada de Extensão reuniu a comunidade extensionista no Auditório Nobre do CAD1 na quarta-feira, dia 25 de maio de 2022.

O seminário – que foi a principal atividade da Jornada em 2022 – foi conduzido pelos estudantes do Teatro Universitário (TU/UFMG), Delaney Junior e Dê Jota. O evento teve a participação de projetos e programas de extensão, debate e atrações de arte e cultura.

Um dos principais momentos foi exposição oral dos três discentes que ganharam o concurso de vídeos promovido pela Jornada: Arthur Felipe Barroso, do curso de Fisioterapia, Igor Santana, das Ciências Biológicas, e Samuel Soares, estudante de Agronomia. Eles conquistaram a preferência do público em votação realizada pela Internet, que contou com a participação de 165 vídeos de estudantes participantes de extensão na UFMG.

Nesses trabalhos, os extensionistas – bolsistas e voluntários – conseguiram demonstrar, de forma clara e didática, a integração entre as três principais dimensões acadêmicas da Universidade – ensino, pesquisa e extensão –, a contribuição da extensão para o êxito dessa integração, o impacto dessa relação na formação do estudante.

Escolhidos pelo público

Arthur Felipe Barroso, estudante de Fisioterapia que colabora para a qualidade de vida de crianças e adolescente com paralisia infantil e TEA | Foto: Comunicação Proex

Arthur Felipe Barroso conquistou a maioria dos votos. Ele representou o projeto Sports Stars Brasil, vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O estudante disse que a iniciativa ajuda crianças e adolescentes com paralisia cerebral e Transtorno do Espectro Autista (TEA). “As práticas esportivas oferecidas pelo projeto permitem melhorias na reabilitação dessas crianças e adolescentes e nas suas habilidades motoras e de interação social”.

Já o estudante Igor Santana inovou na área de divulgação científica ao criar, juntamente com a professora Lucília Souza Miranda, um canal na plataforma YouTube. O canal No Fundo do Mar, que disponibiliza vídeos sobre zoologia marinha, caiu nas graças de um público diverso e interessado nesse tipo de assunto. “Publicamos informações acessíveis e confiáveis para as pessoas que interagem conosco e sugerem conteúdo. O canal já foi utilizado em sala por professores do ensino básico e do ensino superior. As atividades desenvolvidas têm um impacto enorme na minha formação”, destacou Igor.

Igor Santana ajuda a popularizar a zoologia marinha: “Grande impacto na minha formação” |Foto: Comunicação Proex

De Montes Claros, Samuel Soares veio à Belo Horizonte apresentar o projeto Viveiro de mudas frutíferas, ornamentais e silviculturais do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. “Além de aprender e ensinar técnicas de produção de mudas, eu e os demais alunos envolvidos aprendemos a nos relacionar e a comunicar melhor com as comunidades. Nessa interação, há uma relação intrínseca entre ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Samuel.

Samuel Soares, de Montes Claros, divulgou o viveiro de mudas do ICA: “Relação intrínseca entre ensino, pesquisa e extensão”. | Foto: Comunicação Proex

Os três estudantes participaram de debate mediado pela professora Márcia Martins, do ICA, que ressaltou que os “projetos conseguiram integrar muito bem o ensino, pesquisa e extensão”. Ela aproveitou para convidar o público a assistir aos vídeos da Jornada, que estão disponíveis no site do evento.

O seminário teve também participação do projeto Literatura afro-brasileira em foco, da Faculdade de Letras (Fale), representado pela estudante Débora Araújo, que declamou o conto Iemanjá e o poder da criação do mundo. Já o projeto Teatro no ar, do  TU, exibiu a peça O louco lúcido, interpretada por Dê Jota.

Compromisso com a indissociabilidade

O vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, abriu a 21ª Jornada de Extensão reiterando a importância da extensão para o diálogo da UFMG com a sociedade. Ele destacou o compromisso histórico da instituição com a inserção e a integralização das atividades extensionistas nos cursos de graduação.

“A flexibilização dos currículos para acolher a extensão é hoje regulamentada na Universidade”, afirmou o vice-reitor, mencionando a exigência existente na UFMG de integralização mínima de 10% da carga horária dos currículos da graduação com as atividades de extensão. “Esse percentual”, segundo o vice-reitor, “não pode ser encarado como um ‘peso’, pois precisamos mostrar, transformar e fortalecer tudo de bom que existe em nossa Universidade”.

Ao lembrar o retorno presencial da Jornada de Extensão depois duas edições seguidas no modo on-line, a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, comentou os desafios impostos pela pandemia à Universidade, “que foi demandada, na crise, a dar respostas às demandas urgente colocadas pela sociedade”, as quais vieram, em grande medida, da extensão universitária, que “permaneceu atuante nas comunidades, nos territórios e contribuiu para a função da UFMG como instituição pública, sendo os estudantes protagonistas e multiplicadores nesse contexto”.

O evento foi transmitido, de forma simultânea, pelo canal da Proex no YouTube. Assista ao vídeo na íntegra.

A 21ª Jornada de Extensão teve como tema #tudojuntoemisturado: como integrar extensão ao ensino e à pesquisa.

Outras informações estão no site da Jornada.