Estudantes premiados com ‘Destaque de Extensão’ mostram a diversidade e o fortalecimento da UFMG

As estudantes de Artes Cênicas Madu Machado (superior à esquerda) e Dolly Trindade Araújo (inferior à esquerda) foram premiadas. Atividade tem foco na formação teatral de sujeites e em estéticas desviantes da cisheteronormatividade (Reprodução Teams)

No 24º Encontro de Extensão, 70 trabalhos extensionistas disputaram o prêmio Destaque da Extensão de 2021. Desses, 17 produções conquistaram a concorrida premiação, que foi entregue na cerimônia de encerramento da 30ª Semana do Conhecimento realizada na tarde de sexta-feira, dia 29 de outubro. Veja lista dos premiados.

Na quarta-feira, dia 27 de outubro, os estudantes apresentaram seus trabalhos nas plataformas de webconferência e foram avaliados por oito comissões das seguintes áreas temáticas: Comunicação e Cultura; Direitos Humanos e Meio Ambiente; Educação; Saúde e Tecnologia e Produção/Trabalho. Os avaliadores buscaram, em especial, compreender e identificar a correlação das produções apresentadas com as diretrizes da extensão universitária.

Um dos premiados foi o trabalho Ensino-Aprendizado em teatro com foco em sujeites e estéticas desviantes da cis/héteronormatividade, de autoria das estudantes do curso de artes cênicas, Dolly Trindade de Araújo e Madu Machado, que apresentaram experiências inéditas de formação teatral voltada para pessoas trans, travestis e ligadas à arte drag, com foco em referências, artes e estéticas que desviam das normas cis/heteronormativas. “Precisamos ‘frear’ a opressão enfrentada pela população LGBT e valorizar e dar visibilidade às suas formas de expressão”, afirma Dolly.

No campo da divulgação científica, as estudantes Giovanna Sabadini, do curso de Letras, e Beatriz Fóscolo, do curso de Museologia, foram premiadas com projeto Rádio Janela Covid-19, vinculado ao programa Carro-biblioteca. “A iniciativa surgiu na pandemia para levar informação e cultura às comunidades atendidas pelo programa. Temos um trabalho de escutar e dialogar com os moradores acerca de suas necessidades”, diz Beatriz Fóscolo.

Para a estudante do Teatro Universitário (TU) Larissa Assis Bocchino, o prêmio Destaque de Extensão para o projeto Teatro no Ar: um programa para a rádio UFMG Educativa consolida a repercussão positiva das atividades nas plataformas digitais. “É muito gratificante. É a consolidação do retorno incrível que temos tido na pandemia e na divulgação do teatro universitário”, destaca Larissa.

A visibilidade alcançada pela extensão na pandemia foi também demostrada pela estudante de Design Emanuelle Marra, premiada com Destaque de Extensão pelo trabalho Suporte de Comunicação da Proex. “A pandemia trouxe o desafio de mostrar o impacto das ações da Universidade na sociedade. No projeto, as trocas e diálogos com colegas e bolsistas de áreas e perfis distintos e a real compressão da diversidade de públicos da extensão estão entre os fatores que contribuem para os resultados e conquistas, além de serem fundamentais para minha formação”, afirma Emanuelle, cujo trabalho premiado teve como coautores os bolsistas José Victor Maurício, do curso de Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), e Gabriela Francine, graduanda de Jornalismo.

Anúncio da premiação dos estudantes Emanuelle, Gabriela e Victor: real compressão da diversidade de públicos para divulgar a extensão (Reprodução YouTube CAC UFMG)

Gratidão e efetividade

Na cerimônia de encerramento do evento, a pró-reitora de Extensão, professora Claudia Mayorga, agradeceu o empenho e mobilização dos estudantes. “Os estudantes são uma das razões de ser da nossa Universidade e representam a reinvenção da extensão da UFMG. Nossa homenagem e agradecimento”.

Um dos coordenadores da Semana do Conhecimento 2021, professor Estevam Las Casas, destacou que a “Universidade tem se destacado por estar presente junto à sociedade, levando ciência e tecnologia para transformar a sociedade, por meio de uma extensão atuante e efetiva”.

Sobre o evento

O Encontro de Extensão é um dos principais eventos da Semana do Conhecimento. O objetivo principal é divulgar as atividades de extensão desenvolvidas na Universidade e proporcionar a troca de saberes e conhecimentos entre os estudantes bolsistas e voluntários, que apresentam suas experiências de relevância acadêmica e social.

Dos 675 trabalhos aprovados para apresentação e arguição nas unidades acadêmicas, nos dias 18 e 19 de outubro, 70 trabalhos com melhor nota receberam o prêmio Relevância Acadêmica.

Em seguida, os estudantes reconhecidos nas unidades participaram na quarta-feira, dia 27, da segunda apresentação e arguição virtual. Dessa vez, eles foram avaliados por comissões compostas por professores da Universidade e membros da Câmara de Extensão e da comunidade externa, sendo que apenas 17 trabalhos conquistaram o prêmio Destaque de Extensão na cerimônia de encerramento do evento.

Mais informações da Semana do Conhecimento UFMG estão disponíveis no hotsite do evento.