Eventos da extensão prometem movimentar as comunidades interna e externa em 2024

Confira as principais ações do calendário da extensão da UFMG

Domingo no Campus está de volta em 2024 muitas atrações para as pessoas das comunidades interna e externa | Foto: Foca Lisboa/UFMG

Domingo no Campus está de volta em 2024 muitas atrações para as pessoas de dentro e fora da UFMG | Foto: Foca Lisboa/UFMG

Os eventos da extensão universitária são ótima oportunidade para professores, estudantes, coordenadores e técnico-administrativos interagirem com outros setores da sociedade, estreitar a relação com a população e divulgar a missão essencial da Universidade.

O ano de 2024 promete diversos eventos com esse propósito com a participação das comunidades interna e externa, os quais marcarão os preparativos para celebrar os 100 anos da UFMG em 2027.

Agenda

Antes mesmo do início efetivo do primeiro semestre letivo, a Universidade vai sediar a quarta edição da Escola de Verão – Educação em Direitos humanos de 5 a 9 de fevereiro. Promovida pela Cátedra de Direitos Humanos AUGM, a atividade vai mobilizar cursistas de diversas partes do Brasil e até de outros países para se aprofundarem na temática dos direitos humanos e semear esses saberes nas suas áreas de atuação.

Quem também não poderia ficar de fora é o Domingo no Campus. Dessa vez, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) receberá a primeira edição do evento devido às temperaturas mais amenas do norte de Minas Gerais no primeiro semestre. O campus de Montes Claros receberá o evento no dia 5 de maio, que será a 22ª edição. Já o campus Pampulha, em Belo Horizonte, terá duas edições em 2024: uma em 9 de junho (23ª edição); e outra, em 8 de setembro (24ª edição).

Mês tradicionalmente movimentado para a comunidade extensionista, maio será marcado, também, pela realização da 23ª Jornada de Extensão de 6 a 8 de maio. De 13 a 17 de maio, será realizada a 12ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social. Já em julho, no dia 6, a UFMG vai comemorar o Dia Nacional da Ciência.

Segundo semestre

O segundo semestre contará também com muitas ações especiais, como a 25ª edição da UFMG Jovem, marcada para 19 e 20 de setembro. Em outubro (dias 7 e 8; e dias 21 a 25), teremos o 27º Encontro de Extensão, um dos eventos principais da Semana do Conhecimento. Ainda nesse mês, a Universidade integrará a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com atividades voltadas para a educação básica de Minas Gerais.

No dia 6 de dezembro, a Universidade organizará a 5ª Jornada de Direitos Humanos com o objetivo de fortalecer o trabalho em rede com coletivos e movimentos sociais em prol da agenda pelos direitos humanos.

Outras informações, como programação e formas de participação, serão divulgadas no site e redes sociais da Pró-reitoria de Extensão (@extensaoufmg).