#ExploraUFMG ‘reabre’ a Universidade para a educação básica

Estudantes conhecem laboratórios, museus, programas e projetos

Estudantes, professores e técnicos no laboratório do Neducom, um dos contemplados no roteiro de visitas da educação básica ao campus Pampulha | Foto: Proex UFMG

Escolas de Belo Horizonte e região metropolitana participam na manhã e tarde de quinta-feira (22) do #ExploraUFMG. O evento contempla visitas guiadas de turmas de 12 instituições. As turmas conheceram laboratórios, museus, projetos e programas que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O roteiro inclui visitas a espaços, como a Biblioteca Universitária (BU), Museu da Matemática, Museu Itinerante Ponto UFMG, Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, Centro de Memória da Odontologia, Estação Ecológica, Museu de Ciências Morfológicas e ao Núcleo de Educação e Comunicação em Ciências da Vida (Neducom).

A atividade também marcou o retorno da programação da UFMG Jovem ao campus Pampulha depois de três anos de restrições às atividades presenciais em função da pandemia. Em 2022, a UFMG Jovem chega à 23ª edição e ocorre em formato híbrido. As atividades on-line são transmitidas pelo canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube

Oportunidade única

Na visita guiada, a professora de química Sirlene Aparecida Ferreira acompanhou uma de suas turmas da Escola Estadual Lívia Mara de Castro, de Betim. “Os estudantes têm uma oportunidade única de experimentar e visualizar os conhecimentos. Isso agrega muito para o ensino em sala de aula”, afirma a professora.

Yasmin Vitória: Interesse pelos órgãos humanos, especialmente o pulmão | Foto: Proex UFMG

A aluna do 3º ano do ensino médio Yasmin Vitória teve contato com a estrutura do corpo humano no laboratório do Neducom, que desenvolve ações de divulgação científica com foco em ciências da vida e saúde.

“Me interessa muito essa área e o funcionamento dos órgãos humanos, especialmente o pulmão, que é um órgão muito interessante de se estudar”, disse a estudante durante a prática de manuseio da peça.

O evento também contribuiu com os estudantes que estão envolvidos com o desafio de definir os próximos passos na trajetória escolar. “Eu não tinha noção do que era a Universidade. Conhecendo sua dimensão, diversidade e possibilidades, me ajudará muito a definir qual área e curso vou seguir”, destaca Sofia de Figueiredo Pinheiro, do 3º ano.

#ExploraUFMG tem também a participação da educação infantil | Foto: Proex UFMG

O #ExploraUFMG também teve a participação da educação infantil. No Espaço de Leitura da Biblioteca Universitária, alunos da Emei Alaíde Lisboa assistiram à apresentação do mágico e ilustrador científico Marcus Ferreira, que ainda trabalhou o desenvolvimento das habilidades lúdicas e criativas das crianças.

Feira de ciências, bate-papo e desafio

A programação da 23ª UFMG Jovem terá também a apresentação de 298 trabalhos, cujos vídeos estão sendo exibidos pela plataforma YouTube.

As atividades seguem nesta sexta-feira. Das 9h às 11h, acontecerá no auditório nobre do CAD 1 o Conversa com cientistas. Pesquisadores da UFMG e estudantes do ensino fundamental ou médio farão um bate-papo sobre ciência, tecnologia, arte, cultura e cidadania. O evento também terá transmissão pelo YouTube.

No desafio Como a Ciência, tecnologia, arte e cultura contribuem para o seu exercício da cidadania?, alunos da educação infantil vão expor seus textos, desenhos, vídeos e áudios no site e redes sociais do evento.

A cerimônia de encerramento e premiação dos melhores trabalhos será realizada nesta sexta, 23, às 15h, no auditório da Reitoria.

A programação completa está disponível no site oficial do evento.