Extensionistas da UFMG apresentam produção diversa na Semana do Conhecimento

Evento evidenciou o protagonismo estudantil nas atividades e a interação entre conhecimentos 

 

Fernanda contribuiu para o cumprimento dos objetivos do projeto ‘Leitura é Saúde’ | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

Na quarta-feira, 25 de outubro, estudantes da Universidade expuseram 64 trabalhos no 26º Encontro de Extensão. As apresentações tiveram lugar no CAD3 (campus Pampulha).

Os discentes – bolsistas e voluntários na extensão – compartilharam experiências e informações sobre o impacto na formação, principais resultados e transformações sociais.

As produções contemplaram as oito áreas temáticas da Extensão Universitária: Educação, Saúde, Cultura, Comunicação, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Saúde pública 

Professora Danielle e aluna Ana Clara: conhecimentos em saúde pública | Eduardo Maia/Proex UFMG

Professora Danielle e aluna Ana Clara: conhecimentos em saúde pública | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

A aluna curso de graduação em Medicina Veterinária Ana Clara Dalmasio contou sobre sua participação na Comissão Permanente de Política Animal nos campi da UFMG. “É uma honra muito grande estar aqui para divulgar essa experiência; apaixonei-me pelo projeto e pela área de saúde pública animal”, disse, entusiasmada, a estudante.

O trabalho de Ana Clara foi orientado pela professora Danielle Ferreira de Magalhães, da Escola de Veterinária. A docente salientou que o Encontro de Extensão “ é um evento muito bom para divulgar o conhecimento que é produzido na UFMG. Os alunos veem sua produção e dos colegas; isso os inspira a continuar participando de atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Divulgação científica 

Giovanna e Kathellen - informação de qualidade sobre ciências anatômicas - Eduardo Maia Proex UFMG

Giovanna e Kathellen: informação sobre ciências anatômicas | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

As estudantes Kathellen Vitória e Giovanna Melo, também da Medicina Veterinária, expuseram sobre a participação delas na criação e divulgação do Grupo de Estudo em Ciências Anatômicas (Gecav). As discentes utilizam o Instagram como meio de divulgação científica.

“Buscamos demonstrar como as mídias sociais podem ser importantes para a disseminar conhecimento não só para acadêmicos e profissionais da área, mas também para o público não especializado”, destacou Kathellen.

Recém-formada pela UFMG no curso de Gestão de Serviços de Saúde, a estudante Fernanda Gonçalves de Souza apresentou seu trabalho acerca do projeto Leitura é Saúde, da Escola de Enfermagem. “Contribuí para o planejamento e consolidação do projeto no objetivo de propagar o acesso à leitura. Essa experiência foi fundamental para que eu aplicasse conhecimentos que adquiri ao longo da graduação”, comentou a estudante.

Ponte de conhecimentos

O 26º Encontro de Extensão também permitiu a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a externa.

Participante do encontro, a secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Santana do Riacho, Cíntia Pires de Figueiredo, ressaltou que o evento possibilitou a interação com a Universidade. “Considero muito importante estar aqui. A gente traz nossa experiência em ações e políticas públicas e também conhece as experiências da extensão da UFMG. Essa ponte de conhecimentos é fundamental”, afirmou Cíntia.

Os trabalhos foram avaliados por bancas formadas por docentes da UFMG e representantes da comunidade externa. Serão selecionadas 16 atividades para receber o prêmio Destaque de Extensão.

O anúncio e a entrega da premiação vão ocorrer nesta sexta (27), às 14h, na cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento 2023. O evento será realizado no Auditório da Reitoria.

Outras informações podem ser obtidas no site da Semana do Conhecimento ou pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br e telefone (31) 3409-3215.