Feira de artesanato do Jequitinhonha está de volta ao campus Pampulha da UFMG

Evento ocorre na Praça de Serviços de 12 a 17 de setembro com programação gratuita e aberta

Objetos utilitários e ornamentais em cerâmica despertam forte interesse na feira | Foto: Danilo Moreira

A região do Vale do Jequitinhonha é marcada por uma vasta produção de bordados, tecelagem, peças de cerâmica e outros tipos de artesanato. A cada ano, a UFMG traz para Belo Horizonte parte dessa riqueza cultural de Minas Gerais com o objetivo de promover esses artistas e ampliar as possibilidades de reconhecimento e comercialização de seus produtos, através da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG.

O evento está de volta à Praça de Serviços do campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627) de 12 a 17 de setembro (segunda a quarta e sexta-feira das 9h às 18h; quinta das 9h às 19h e sábado das 9h às 14h).

Além da exposição e da comercialização dos produtos artesanais, a feira terá atrações culturais. Vão se apresentar os artistas Déa Trancoso, Nino Aras, Paulo Mourão e Wilson Dias, além do Grupo Meninas de Sinhá. Haverá ainda uma instalação artística plástico-sonora do artista visual Pierre Fonseca, natural de Araçuaí.

A 21ª edição terá a participação de representantes de 27 municípios, 43 associações e 90 expositores, incluindo os povos indígenas Aranã e Pankararu-Pataxó, da Aldeia Cinta Vermelha, de Araçuaí.

O evento prestará homenagem à guardiã da cultura Elza Có e à mestra Gesilene Pataxó.

Valorização

Organizada desde 2000 pelo programa de extensão Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, a feira continua seguindo o princípio de valorizar a troca de experiências entre artesãos, universidade e comunidade local.

Para Maria das Dores Pimentel, coordenadora do programa, “a feira não é somente um espaço para venda, é mais do que isso, um espaço de encontro. É fundamental que a comunidade universitária e a população de BH conheçam esses saberes ancestrais, tão importantes quanto os acadêmicos”.

Programação cultural

12/9 – 12h30 – Cartas ao Vento – show de Dea Trancoso

13/9 –  12h30 -Terreiro da Resistência – show de Paulo Mourão e Adriana Lopes

14/9 – 12h30 –   Nino Aras – show musical

15/9 – 17h30 –   Meninas de Sinhá – show musical

16/9 – 12h30 – Encantos de Minas –  Wilson Dias

Todos os dias: Sinfonia, instalação artístico-sonora de Pierre Fonseca

Outras informações estão no site e redes sociais da Pró-reitoria de Cultura da UFMG.