Participantes tiveram uma semana repleta de aprendizados e conhecimentos | Foto: Eduardo Maia/Proex
A 5ª Escola de Verão – Educação Direitos Humanos chegou ao fim na sexta-feira (28 de fevereiro de 2025). O último dia do curso de extensão foi marcado por reflexões profundas sobre igualdade racial e segurança nas universidades, além de uma homenagem emocionante à organização do evento.
O curso foi realizado no campus Pampulha da UFMG, de segunda a sexta-feira (24 a 28 de fevereiro) e reuniu estudantes, educadores, ativistas, representantes da sociedade civil e da segurança pública e professores da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) para debater, de forma aprofundada, os direitos humanos no contexto dos países da América Latina.
O último dia condensou a intensidade de uma semana inteira de atividades, que provocaram, emocionaram e mobilizaram os participantes. Eles têm agora uma responsabilidade clara: defender os direitos humanos todos os dias, de forma coletiva e permanente.
Racismo e pobreza
Na palestra sobre igualdade racial, a professora da Universidade de Brasília (UnB), Renísia Garcia Filice, convidou os (as) cursistas a refletirem sobre o racismo estrutural que atravessa a sociedade e a história da América Latina e discutiu o impacto desse processo nas políticas públicas.
Professora Renísia (UnB): Igualdade Racial | Foto: Eduardo Maia/Proex
Ela enfatizou a necessidade de uma abordagem interseccional nas políticas públicas, destacando que não se pode dissociar a luta por igualdade racial da luta contra a pobreza, já que a maior parte da população pobre é negra. “A questão racial está em tudo. Não há como falar de classe sem falar de raça”, considerou a docente.
Segundo a professora, as políticas públicas atuais, muitas vezes universalistas, acabam por perpetuar desigualdades. “Pensar em igualdade racial é questionar os mecanismos que continuam sendo construídos para sustentar uma relação de poder marcada pela branquitude”, disse.
Dado que o racismo persiste em nossa sociedade, a palestrante ressaltou a urgência de desconstruí-lo. “Nossa cognição está profundamente contaminada pelo racismo”, sentenciou.
Segurança nas universidades
Além das reflexões sobre igualdade racial, o último dia da Escola de Verão teve debate sobre Educação em direitos humanos, grupos vulneráveis e segurança em espaços universitários, conduzido pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ricardo Barbosa de Lima. Ele discutiu temas cruciais para o fortalecimento da democracia e da inclusão social no ambiente acadêmico.
Professor Ricardo (UFG) : Educação em direitos humanos, grupos vulneráveis e segurança em espaços universitários | Foto: Eduardo Maia/Proex
A palestra destacou o papel fundamental da educação em direitos humanos e os desafios enfrentados na universidade por grupos sociais vulneráveis, como negros, indígenas, mulheres e pessoas trans.
A sessão apesentou ações que contribuem para uma cultura de paz e de respeito aos direitos humanos, como a capacitação continuada de vigilantes. Os alunos e alunas compartilharam reflexões sobre os temas abordados.
Homenagem da guarda
Reconhecimento da Guarda Civil de Contagem (MG) à 5ª Escola de Verão | Foto: Eduardo Maia/Proex
O encerramento foi também marcado pela homenagem da Guarda Civil de Contagem à 5ª Escola de Verão, em reconhecimento à oportunidade de aprendizado ao longo da semana. A homenagem foi entregue à coordenadora do curso de extensão, a professora Maria Guiomar Frota, diretora da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.
A comandante da guarda, Anita de Carvalho (na foto, a segunda da esquerda para a direita), ressaltou que os temas abordados foram muito relevantes para o cotidiano da corporação. “Esta é a terceira edição de que participamos. É fundamental incluir a temática dos direitos humanos na nossa formação, para que possamos atuar como agentes de transformação social”, destacou.
A 5ª edição da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos foi realizada no Auditório A102 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) – campus Pampulha em Belo Horizonte. O curso de extensão foi oferecido pela pela AUGM e pela UFMG.
Mais informações estão disponíveis no site e Instagram da Proex.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4065.