IEAT/UFMG promove debate sobre o tema ‘Desafios transdisciplinares em tempos de Inteligência Artificial’

A recente popularização de modelos de Inteligências Artificiais Generativas e de suas aplicações (como o ChatGPT) reacendeu debates sobre as potencialidades, os riscos e os limites éticos da Inteligência Artificial. Nesse processo, aceleração tecnológica, interesses econômicos e imaginários sociotécnicos se combinam e trazem novos desafios para as pesquisas e para a Universidade.

Para aprofundar o assunto, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG) promoverá na terça-feira, dia 24, o encontro transdisciplinar Desafios transdisciplinares em tempos de Inteligência Artificial. O evento será no Auditório da Reitoria, às 14 horas.

As inscrições devem ser feitas pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG. Haverá emissão de certificado.

Participam do debate os professores Wagner Meira, do Departamento de Ciência da Computação, Gilson Iannini, do Departamento de Psicologia, e Carlos d’Andréa, do Departamento de Comunicação Social.

Os convidados vão refletir sobre temas como as aproximações entre psicanálise e Inteligência Artificial (podem máquinas aprender a sonhar?), o uso de tecnologias de propósito geral para discriminar ou empoderar cidadãos e as implicações socioambientais das “tecnosoluções” baseadas em Inteligência Artificial.

O encontro integra a Semana do Conhecimento da UFMG, realizada de 23 a 27 de outubro, cujo tema é Desenvolvimento Sustentável e Democracia na era da Inteligência Artificial.