Inscreva-se no Curso de Gestão de Documentos Arquivísticos

Formação, gratuita e on-line, tem vagas para servidores da UFMG e para o público externo

Estão abertas, até 16 de março, as inscrições para o curso de extensão básico de Gestão de Documentos Arquivísticos, on-line e gratuito.

São disponibilizadas 60 vagas, 30 destinadas a servidores da Universidade e 30 para o público em geral, preenchidas por ordem de inscrição, conforme edital de seleção. Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio de formulário eletrônico. O resultado final com a relação final de selecionados será divulgado no mesmo local, no dia 1º de abril, e as aulas irão de 18 de abril a 30 de maio.

Boas práticas

As aulas, ministradas no ambiente de aprendizagem virtual do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), parceiro na oferta, abordarão temas como o conceito de documento arquivístico, seu papel nas atividades administrativas e na construção de registros históricos.

Organizada em quatro módulos, a formação apresentará ainda noções básicas de gestão de documentos, incluindo os critérios para sua classificação e eliminação, armazenamento e preservação de acervos físicos. Os alunos aprovados receberão certificado, emitido digitalmente, com carga horária de 30 horas.

“Nosso objetivo é apresentar as boas práticas ligadas ao manuseio de documentos na administração pública num momento em que temos visto uma utilização crescente de ferramentas como Sistema Eletrônico de Informações (SEI) num momento em que ainda lidamos com muitos arquivos físicos, que são fundamentais para a preservação da memória das instituições, explica o diretor da Diarq e professor da Escola de Ciência da Informação (ECI), Adalson Nascimento.

Outras informações estão no site da Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq) da UFMG.