Seminário vai celebrar os 20 anos do programa Observatório da Juventude

Evento, de 13 a 15 de setembro, terá debates e trocas de experiências sobre diversos temas que atravessam as juventudes

Seminário Juventudes e Educação: 20 anos de construção de saberes e afetos / Foto: Divulgação FaE

Seminário será realizado presencialmente na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG | Divulgação OJ

O Seminário Juventudes e Educação: 20 anos de construção de saberes e afetos vai ocorrer de 13 a 15 de setembro no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE/UFMG).

O seminário, que celebrará os 20 anos do programa de ensino, pesquisa e extensão Observatório da Juventude (OJ), vai promover uma reflexão sobre temas que permeiam as juventudes e os processos educativos escolares e não escolares.

A programação terá oficinas temáticas, mesas-redondas, rodas de conversa, entre outras atividades.

As inscrições de participantes (vagas limitadas) estão abertas até 12 de setembro, por meio de formulário eletrônico. Serão emitidos certificados.

Debates e homenagem

O evento será aberto, no dia 13 (quarta-feira), pelos professores Andrea Moreno, diretora da FaE, Débora D´Ávila Reis, diretora de Divulgação Científica (Proex/UFMG), Natalino da Silva, coordenador geral do Programa Ações Afirmativas UFMG, e Symaira Nonato, coordenadora geral do Observatório da Juventude.

Haverá a Sessão Especial Juventudes e Raça: memórias, lutas e construções, com a participação dos professores Juarez Dayrell e Nilma Lino Gomes, ambos da FaE, e lançamento da série Juventude Brasileira e Educação.

O último dia (15) contará com as mesas Jovens, Projeto de vida e Educação: quais juventudes são sonhadas? e Juventude, diferença e diversidade: quais existências são permitidas?.

O encerramento terá ainda homenagem (in memoriam) à professora Inês Assunção de Castro Teixeira, que dedicou grande parte de sua pesquisa ao trabalho docente e teve trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos.

Mais informações do evento estão no Instagram.