Inscrições abertas para o #VisualizaUFMG 2023

Vídeos selecionados serão divulgados nos canais da UFMG e exibidos na fachada do Espaço do Conhecimento 

 

Os três melhores vídeos de cada categoria serão exibidos na fachada digital do Espaço do Conhecimento / Imagem: Espaço do Conhecimento UFMG

Os três melhores vídeos de cada categoria serão exibidos na fachada digital do Museu | Foto: Espaço do Conhecimento UFMG

Estudantes de graduação e pós-graduação e do Colégio Técnico (Coltec) e Teatro Universitário (TU) da UFMG podem se inscrever no #VisualizaUFMG 2023.

A mostra vai divulgar vídeos de curta duração que buscam divulgar e popularizar o conhecimento produzido na UFMG.

As produções devem mostrar ao público não especializado, de forma lúdica, dinâmica, criativa e acessível, algum trabalho de ensino, pesquisa ou extensão da Universidade.

As produções devem ser enviadas, via preenchimento de formulário, às 16 horas do dia 10 de novembro.

Trecho do vídeo 'Teatro&Cidade - Uma trilogia pela cidade', de João Gabriel Molento, um dos premiados em 2019 / Reprodução do YouTube

Trecho do vídeo ‘Teatro&Cidade – Uma trilogia pela cidade’, de João Gabriel Molento, um dos premiados em 2019 | Reprodução YouTube Proex

Seleção e exibição

Os vídeos inscritos serão avaliados por uma comissão composta por professores da UFMG e convidados especialistas. Serão selecionados até 30 vídeos para exibição. Todos os inscritos receberão certificado de participação.

Os três melhores vídeos de cada categoria (Ensino Técnico e Profissionalizante de Nível Médio, Graduação e  Pós-graduação) serão exibidos na fachada digital (Praça da Liberdade, em Belo Horizonte).

Os trabalhos devem ser aprovados por um professor orientador, que ficará responsável pelas informações do vídeo (no ato da inscrição, o candidato deverá enviar anuência do professor).

Todas as orientações aos participantes estão em chamada lançada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) em parceria com as pró-reitorias de Pesquisa (PRPQ) e e Pós-graduação (PRPG).

O resultado final será divulgado até o dia 24 de novembro.

Divulgação e protagonismo

O objetivo do #VisualizaUFMG é dar visibilidade às ações, aos resultados e aos processos envolvidos nos projetos de pesquisa e extensão e estimular o protagonismo dos estudantes em atividades de divulgação científica.

A mostra também visa contribuir para ampliar a visibilidade ao vasto conhecimento produzido dentro da Universidade.

Dúvidas sobre a participação podem ser esclarecidas pelo e-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-4427.

Capacitação

Os participantes do #VisualizaUFMG podem também se inscrever no curso de extensão Capacitação em audiovisual de divulgação científica.

Com inscrições até 24 de agosto, o curso tem 15 vagas e é oferecido gratuitamente pelo Centro de Comunicação (Cedecom/UFMG) a estudantes da Universidade de todas as áreas de conhecimento.

Em formato híbrido, a capacitação tem carga horária certificada de 15 horas e dividida em dois módulos.

As inscrições são realizadas pelo e-mail capacitacaodc@gmail.com, por meio do qual os interessados deverão anexar documentação exigida no edital.