Jornada propõe ampla agenda para promover e defender os direitos humanos

Evento, nesta semana, vai discutir desafios e possibilidades na democratização dos direitos

Jornada de Direitos Humanos: Democratizar os Direitos humanos | Divulgação: UDH/Proex

No dia 25 de novembro, a UFMG realizará a terceira edição da Jornada de Direitos Humanos. Com programação gratuita e aberta ao público, a Jornada será realizada, a partir das 13h30, no CAD 2 (Auditório A104 ) – campus Pampulha –, com o tema “Democratizar os Direitos Humanos”.

O objetivo do evento é articular os diferentes atores, como coletivos e movimentos sociais, estudantes, docentes, técnico-administrativos e organizações públicas ou privadas, para discutir e refletir sobre a democratização dos direitos humanos e o fortalecimento dessa agenda na Universidade e no país.

Os interessados em participar podem se inscrever por meio de formulário eletrônico (participação garante certificado).

A Jornada é promovida pela Rede de Direitos Humanos da UFMG e a Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex).

Desafios e possibilidades

O evento será aberto pela reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e pela pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga. Em seguida, haverá a leitura cênica da peça “Os invisíveis” da Trupe a Torto e a Direito, grupo de teatro vinculado ao programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG.

Na Plenária Democratizar os direitos humanos, que vai assegurar o direito de voz, os participantes vão debater os desafios e as possibilidades da democratização dos direitos humanos e o fortalecimento da relação com a sociedade.

Por meio de escutas, reflexões e diálogos, propõe-se construir um espaço participativo e com potencial de fornecer caminhos e novos horizontes de intervenção e parcerias.

Também será debatido o contexto atual dos direitos no país, os retrocessos nesse campo, o avanço do conservadorismo na sociedade brasileira, entre outros assuntos. Ao final, haverá os encaminhamentos das discussões.

Ampla agenda

A pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, afirma que a extensão da UFMG tem atuado em diversas frentes para a promoção e defesa dos direitos humanos. Logo, diz ela, “o evento vai ser uma oportunidade de reunir coordenadores, docentes, estudantes e equipes dessas atividades e parceiros, representantes de políticas públicas, comunidades, associações, a fim de se construir uma ampla agenda de curto, médio e longo prazo para o fortalecimento desses direitos na nossa sociedade”.

A pró-reitora acrescenta que a Jornada vai também oportunizar a avaliação das ações. “Será um momento de fazer um ‘balanço’ de como tem acontecido essas ações, delinear um novo horizonte de luta e pensar, juntos e juntas, o papel da Universidade na construção dessa agenda”.

A primeira edição do evento foi realizada em 2019. A segunda edição foi em 2021, em formato virtual, quando contou com a organização, pela primeira vez, da UDH, que potencializou as ações e os trabalhos desenvolvidos na Universidade pelas Redes Interdisciplinares.

A 3ª Jornada de Direitos Humanos tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) e do Novembro Negro UFMG.

Outras informações estão no site oficial do evento.