Livros abertos: portal oferece acesso gratuito a dezenas de obras da FaE

Trabalhos abordam a educação em várias dimensões, como alfabetização e letramento, docência, pensamento educacional brasileiro, trabalho e história

 

A Faculdade de Educação (FaE) da UFMG lançou o Portal de Livros Abertos para compartilhar o conhecimento produzido por seus docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. O objetivo é disponibilizar obras em formato livro publicadas pela Editora FaE e demais editoras do país, sobretudo no âmbito dos centros, núcleos e grupos de pesquisa vinculados à Faculdade.

Quatro coleções compõem o acervo do Portal: Ceale, Gestrado, Pensar a Educação e EJA. As produções abordam o tema da educação em variadas dimensões: alfabetização e letramento, educação de jovens e adultos, pensamento educacional brasileiro, interfaces entre educação e trabalho e educação e história, entre outras.

Comunicação em rede
A pesquisadora Celsiane Araújo, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da UFMG e integrante da equipe de desenvolvimento do Portal, explica que o catálogo já tem 38 livros digitalizados e disponíveis na plataforma, todos em formato pdf.

Outras 10 obras estão em fase de processamento técnico pela equipe de bibliotecárias da Faculdade, e mais de 60 livros encontram-se em processo de formalização de autorização pelos grupos de pesquisa. “À medida que os grupos vão entregando os livros, eles são trabalhados, catalogados, e nós providenciamos o processo de autorização por parte dos autores antes de disponibilizá-los no Portal”, explica Celsiane.

Portal de Livros Abertos é um desdobramento do projeto de extensão FaE Comunica em Rede, desenvolvido no contexto da pandemia da covid-19 para aprimorar a comunicação com a comunidade interna e oferecer mais visibilidade a ações desenvolvidas na Faculdade.