Mostra dos 75 anos da DUDH é exibida no Espaço do Conhecimento UFMG

 São expostas 75 belas imagens na fachada digital do museu, na Praça da Liberdade 

 

Mostra em celebração aos 75 anos da DUDH está em exibição na fachada digital do Espaço do Conhecimento | Foto: Ricardo Lima

Foi aberta no domingo, dia 10 de dezembro, a mostra fotográfica 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A mostra coletiva ficará em exibição até 15 de dezembro, das 18h às 22h, na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

São exibidas obras de fotógrafos e fotógrafas que promovem uma reflexão crítica e profunda acerca das múltiplas perspectivas dos direitos humanos. Participam como convidadas e convidados da Comissão Curatorial Paula Sampaio, Luiz Braga, Leandro Couri, Priscila Musa, Vitú de Souza, Cyro Almeida, Fábio Martins, Lucas Hallel, Nívea Magno, Gabriel Lopo, Nego Júnior, Paula Sampaio, Matheus Sá Motta, Reisla Oliveira, Paula Fróes e Nívea Magno.

A mostra também exibe fotografias selecionadas em chamada pública, de autoria de Ana Alaíde Amaral, Ana Cláudia Muniz Soares Valério, Ana Cláudia Ribeiro, Edgar Nunes Corrêa Xakriabá, Ester Toledo Gonzaga, Enrique Manuel Silva de Oliveira, Kelvin Mickolen Martins e Monique Olive Costa e Lara.

Foto 'Mãe Bebé, 2022', que participa na categoria 'Futuro', está entre entre as projetadas na fachada digital do Espaço do Conhecimento | Foto: Luiz Braga

Imagem ‘Mãe Bebé, 2022’, da área temática ‘Futuro’, está entre as participantes da mostra | Foto: Luiz Braga

Sensibilização e curadoria

A mostra 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é promovida pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG, por meio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), em parceria com a Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), dentro da programação da XIV Semana de Direitos Humanos.

A atividade pretende sensibilizar a sociedade em relação à importância da declaração universal – que completa 75 anos de promulgação em 2023 – para a construção cotidiana da democracia brasileira e a transformação social orientada à proteção da dignidade da pessoa humana.

A Comissão Curatorial, responsável por avaliar as fotografias, foi composta também por professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCom/UFMG) e especialistas em direitos humanos: Luciana de Oliveira, Juarez Guimarães Dias, Eduardo de Jesus, Ricardo Lima, Glaucia Rodrigues, Caroline Cunha Rodrigues, Felipe Messias e Bárbara Costa. A comissão foi coordenada pela diretora da UDH, professora Maria Guiomar Frota.

Perspectivas ampliadas 

Para Iago, 30 anos, que pôde conferir a mostra ao visitar a Praça da Liberdade com seus familiares, as imagens do fotógrafo Cyro Almeida, feitas na ocupação Dandara, fizeram-no relembrar as dificuldades e alegrias vivenciadas por ele e seus familiares. A mãe de Iago, dona Oletista, 62 anos, foi uma das primeiras moradoras da comunidade localizada na região norte de Belo Horizonte. A experiência de ver as fotografias que compõem a mostra trouxe a perspectiva de estar “revivendo meu amadurecimento como pessoa, como cidadão”, ele conta.

Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail mostraproexufmg@gmail.com