Mulheres são homenageadas por resistência à ditadura militar

No mês dedicado às mulheres, Câmara Municipal de BH homenageia professoras da UFMG que resistiram ao autoritarismo

 

Evento contou com a participação das homenageadas, familiares, movimentos sociais, ativistas e pesquisadores | Foto: UDH/Proex

Evento contou com a participação das homenageadas, familiares, movimentos sociais, ativistas e pesquisadores | Foto: UDH/Proex

Na noite da segunda-feira (17 de março de 2025), a Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou uma Reunião Especial em Memória e Luta das Mulheres contra a Ditadura Militar (1964-1985). O evento, realizado no Plenário Prefeito Amintas de Barros, teve a participação da professora Guiomar Frota, diretora da Universidade de Direitos Humanos, vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A solenidade, aberta ao público, destacou o papel das mulheres na luta e na resistência ao autoritarismo. Entre as homenageadas estavam professoras da UFMG como a ex-diretora do Centro de Comunicação (Cedecom/UFMG), Maria Ceres Pimenta Spínola, e a professora aposentada Magda Neves, uma das fundadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da Fafich. As homenagens foram prestigiadas por familiares, movimentos sociais, ativistas e pesquisadores.

A reunião especial foi proposta pela vereadora Luiza Dulci (PT), que ressaltou o protagonismo feminino na luta contra a ditadura. Segundo ela, as mulheres tiveram um papel fundamental na resistência ao autoritarismo e à violência do regime. “Relembrar essa história é essencial para que o passado nunca mais se repita e a democracia do nosso país fique cada vez mais forte”, afirmou.

Assista ao evento pelo YouTube.