Nova edição da Revista Interfaces focaliza experiências de resistência e coletividade

Artigos abordam o papel das ‘vivências extensionistas’ frente aos atuais desafios

Capa da nova edição da revista | Vitória Teixeira Costa/Interfaces

O novo número da Interfaces (v. 9 n. 2, 2021), a revista da Extensão da UFMG, aborda o fortalecimento das ‘vivências extensionistas’ nas universidades e as mudanças provocadas pela pandemia de covid-19.

De acordo com o texto de abertura, “as vivências que se dão em nossas universidades públicas e em outras prestigiadas instituições de ciência e tecnologia, apesar dos fortes golpes que essas têm sofrido nos últimos tempos, são ímpares. Vivências que, a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, formam profissionais comprometidos/as com a mudança, promovem direitos, fazem face às mazelas que historicamente marcam nossa sociedade, fortalecem a democracia e constroem um mundo mais equânime”, destaca o editorial, assinado pelo editor-chefe, Leandro Diniz.

A publicação traz textos referentes às atividades de diferentes áreas, como Bioeconomia, Odontologia, Psicologia, Educação em Saúde, Geriatria, Educação Física, Arquitetura e Cinema e Audiovisual, desenvolvidas em conjunto com atores diversos das comunidades externas.

Fortalecimento e perspectivas

Artigo de autoria da professora e Pró-Reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, reflete sobre as possibilidades de fortalecimento da extensão por meio de sua integralização nos currículos de graduação. Nesse sentido, a professora propõe três movimentos dialógicos: com a história, com a normativa e com os contextos locais de atuação das atividades extensionistas.

Estande da atividade ‘Minha Horta Pet, Minha Vida’ na Semana Nacional de Ciência (SNCT) | Divulgação Fiocruz

No artigo Minha Horta Pet, Minha Vida, são destacadas as experiências dos estudantes do Programa de Pós-graduação de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, na produção de uma atividade interativa com o público. A atividade, que criou uma horta caseira autoirrigável com o aproveitamento de garrafas PET, foi apresentada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Outra atividade focalizada é o projeto Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes com prejuízos de aprendizagem, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A experiência realizou uma avaliação psicológica de infantes da rede de saúde pública de Porto Alegre e regiões próximas com problemas de aprendizagem e demonstrou a diversidade de fatores de vulnerabilidade encontrados no histórico desses pacientes.

A importância da extensão para a reinserção social e a perspectiva de futuro de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas é abordada pelo projeto Vamos fazer um corre?, de autoria de graduandos do curso de Psicologia do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), universidade privada de Coronel Fabriciano.

Todos os artigos do novo número da Revista Interfaces podem ser lidos, na íntegra, nas versões em português ou em espanhol.

Sobre a publicação

A Interfaces é periódico vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. A revista visa contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, nos contextos nacional e internacional, buscando fortalecer o diálogo universidade com a sociedade e os processos de formação acadêmica e cidadã.

A periodicidade é semestral, e os números são publicados na página eletrônica da Revista.

Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do Brasil e do exterior envolvidos em pesquisas, projetos e atividades extensionistas podem submeter seus textos para publicação. Nesta página, os interessados encontram as instruções e normas de submissão.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail revistainterfaces@proex.ufmg.br

Gabriela Francine/Assessoria de Comunicação Proex/UFMG