Observações no Terraço Astronômico retornam ao Espaço do Conhecimento UFMG

População poderá participar presencialmente da atividade a partir de sábado, dia 4; vagas são limitadas

 

Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento da UFMG | Foto: Instagram @espacoufmg

 

A partir de sábado, dia 4 de junho, as observações no Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG estarão de volta no quinto andar do museu.  A atividade é gratuita e oferece uma experiência completa de observação astronômica. O Observatório possui um teto retrátil que permite a visualização celeste completa por meio da utilização de telescópios. 

As sessões são apresentadas e comentadas pelos mediadores da equipe de astronomia. Na atividade inaugural, no sábado (4), será possível ver o aglomerado estelar Caixinha de Jóias, que está presente na exposição virtual Sertão Mundo e que possui relação com o universo sertanejo de Guimarães Rosa.

As observações acontecem sempre aos sábados, das 19h às 20h45. As senhas são limitadas e podem ser retiradas a partir das 17h30 no Espaço.

Já a Observação Solar acontecerá aos domingos, das 11h às 12h45. O retorno dessa atividade está prevista para o dia 12 de junho. As senhas também serão distribuídas na recepção do museu, desta vez a partir das 10h.

Cultura, ciência e arte 

Inaugurado em 21 de março de 2010, o Espaço do Conhecimento UFMG é um espaço cultural de Belo Horizonte, localizado na região Centro-Sul, próximo à Savassi. Para além da difusão do conhecimento científico, ele produz diversos saberes, que une a cultura, ciência e arte. 

Sua programação é voltada à diversidade e à multiplicidade cultural, que promove um diálogo entre a ciência e a vida cotidiana. O espaço estimula a construção de um olhar crítico sobre a produção de saberes, contribuindo para o debate e a interlocução entre a universidade e a população. É um centro de divulgação da cultura científica e artística, com caráter dinâmico, que faz uso de recursos tecnológicos e audiovisuais com uma abordagem interativa. 

Integrando o Circuito da Liberdade – considerado o maior complexo cultural do país – o Espaço recebeu, desde sua inauguração, mais de 540 mil visitantes. Para além do Terraço Astronômico, é possível realizar uma visita ao Planetário, que conta com um sistema digital produzido na Alemanha. O Espaço também possui uma exposição de longa duração chamada de Demasiado Humano e já apresentou cerca de dez mostras temporárias sobre os mais diversos temas e curadorias. Além disso, seus espaços também oferecem exposições temáticas. A exibição principal trata da origem da vida, evolução e trajetória humana. 

Com informações do Espaço do Conhecimento UFMG