Observatório de conflitos ambientais é premiado pela Anpocs

Iniciativa de extensão é conduzida pelo Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG

Grupo envolvido no processo de cartografia social em Mariana, em 2018, uma das atividades capitaneadas pelo Gesta Foto Arquivo Gesta.png

Grupo envolvido no processo de cartografia social em Mariana, em 2018, uma das atividades capitaneadas pelo Gesta Foto: Arquivo Gesta

O programa Observatório dos conflitos ambientais de Minas Gerais: Tecnologias sociais e justiça ambiental, fruto de ações de extensão conduzidas pelo Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta) da UFMG, recebeu o 1º Prêmio Anpocs de Extensão Universitária.

A premiação foi concedida no dia 14 de outubro de 2022 pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), que avaliou a relevância do tema, a abordagem, o impacto social e o caráter inovador das propostas, além do perfil do público beneficiado.

O Observatório, coordenado pelas professoras Andréa Zhouri, Ana Flávia Santos, ambas do Departamento de Antropologia e Arqueologia, e Raquel Oliveira, do Departamento de Sociologia, conta com equipe interdisciplinar, com alunos dos cursos de Antropologia, Ciências Socioambientais, Ciências Sociais, Direito e Geografia.

Formação de redes

O propósito central do programa é promover a formação e o fortalecimento de redes de articulação política, construção compartilhada de conhecimento e intercâmbio de experiências entre grupos que enfrentam danos e violações de direitos territoriais por grandes projetos — os de infraestrutura, mineração, especulação imobiliária, entre outros.

O vídeo de apresentação do projeto pode ser assistido no canal do Gesta no YouTube.

Outras informações estão publicadas nas contas do grupo no Instagram e no Facebook.