Oficina esclarece aspectos relacionados à criação de atividade de extensão

Terceira oficina do semestre também focalizou questões teóricas e caracterização das atividades

Docentes e técnicos participaram da oficina 3 sobre a criação de atividades de extensão | Foto: Comunicação Proex

Participantes da oficina 3 se inteiraram melhor sobre a criação de atividades | Foto: Comunicação Proex

A oficina 3 do curso Extensão Acadêmica na Prática, realizada na Estação Ecológica da UFMG, nesta terça-feira, dia 10, discutiu o tema: Tenho uma ideia, como faço para transformá-la em atividade de extensão?.

A atividade foi especial para docentes e técnico-administrativos interessados, principalmente, em entender os processos de criação de atividade de extensão, conceitos teóricos, diretrizes, áreas e modalidades.

É o caso da técnico-administrativa da Escola de Engenharia Gleicy Guelly de Oliveira. Ela destacou no evento que “a Universidade sempre foi um tripé: ensino, pesquisa e extensão” e que sempre quis aprender e entender mais sobre extensão. “Assim que vi a divulgação do curso, achei muito interessante”, disse.

Caraterização da atividade

A atividade ocorreu na Estação Ecológica – campus Pampulha | Foto: Comunicação Proex

O encontro serviu para esclarecer sobre as atividades acadêmicas curriculares que podem se caracterizar como extensão. A docente da Escola de Belas Artes (EBA) Raquel Pires Cavalcanti comentou a possibilidade da parceria com outros cursos dentro de uma disciplina.

“Faço parceria com a Escola de Música em disciplinas e a gente sempre faz apresentações no Conservatório UFMG”, compartilhou a professora.

A oficina esclareceu que esse caso pode ser caracterizado como evento de extensão se a apresentação for aberta à comunidade externa, tiver a participação de docentes e estudantes e estiver de acordo com as cinco diretrizes da extensão universitária (interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante; e impacto e transformação social).

As questões afetas à parte prática de cadastramento de atividades serão discutidas na próxima oficina do curso Extensão Acadêmica na Prática.

Confira cronograma

– Oficina 4
Tema: Quais os caminhos para aprovação e registro das atividades de extensão?
Realização: 14/11/2023
Inscrição: 17/10 a 27/10 (formulário)

– Oficina 5
Tema: Do que trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir?
Realização: 12/12/2023
Inscrição: 14/11 a 24/11 (formulário)

Qualificação

A formação é oferecida, todos os semestres, pelas pró-reitorias de Extensão (PROEX) e de Recursos Humanos (ProRH), com o objetivo fortalecer a dimensão acadêmica da extensão e capacitar servidores em relação aos conceitos e normativas da extensão na Universidade.

Na edição anterior (2022/2), o curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática contribuiu para a formação de 84 docentes e técnicos administrativos. No segundo semestre de 2023, o curso ganhou mais uma oficina, sob o tema “Quais os caminhos para aprovação e registro das atividades de extensão?”.

As demais informações do Curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática podem ser obtidas nesta página.

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex